Autora:  Evelise Maria Labatut Portilho A vigilância do meu bom senso tem uma importância enorme na avaliação que, a todo instante, devo fazer de minha prática. Paulo Freire   Nesses 10 anos sem Paulo Freire é sempre muito bom lembrar o educador por excelência que ele foi e da postura coerente que manteve com as reflexões que.. read more →

Autoras:  PORTILHO, Evelise Maria Labatut,  ROCHA, Lia Beatriz Munhoz e  DREHER, Simone Ap. de Souza RESUMO O presente artigo é um recorte da pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente que foi realizada na Rede Municipal de Ensino da cidade de Curitiba – Paraná – Brasil, nas turmas da 1ª etapa do 1º ciclo do Ensino Fundamental… read more →

Autora: Evelise Maria Labatut Portilho Desde os gregos antigos observamos que o conhecimento humano é relativo e deve, portanto, ser revisado constantemente diante de novas tendências e cenários. O idealismo de Platão valorizava as intuições e o espiritual, enquanto Aristóteles destacava a visão de mundo naturalista e empirista. Em outras palavras, é como sair do transcendental.. read more →

Autores: Evelise Maria Labatut Portilho – PUCPR e Ricardo Tescarolo – PUCPR RESUMO Este trabalho apresenta um estudo sobre o sistema complexo do pensamento humano que surge da reflexão sobre o conhecimento e que é reconhecido como metacognição. A concepção aqui advogada propõe uma crítica a um tipo ainda hegemônico de pensamento utilitarista e funcionalista, em detrimento de uma cognição.. read more →

Autora:  Célia Ribeiro – Universidade Católica Portuguesa Resumo O presente artigo, a partir de uma incursão pela literatura, visa contribuir para a clarificação do conceito de metacognição. Neste sentido, procura evidenciar o papel das estratégias metacognitivas na potencialização da aprendizagem, ou seja, no desenvolvimento pelo aluno de modos eficazes para lidar com a informação proveniente do meio e.. read more →

Autoras: Evelise Maria Labatut Portilho e Laura Monte Serrat Barbosa RESUMO – Neste trabalho, faz-se um recorte da pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente, que foi realizada numa Rede Municipal de Ensino do Estado do Paraná, nas turmas da 1ª etapa do 1º ciclo do Ensino Fundamental. O objetivo do presente estudo é entender o que se encontra implícito.. read more →

Autoras:   Evelise Maria Labatut Portilho – professora doutora PUCPR, coordenadora da pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, Curitiba, Paraná, Brasil, evelisep@onda.com.br. Liliamar Hoça – professora mestre das Faculdades OPET, pedagoga da Prefeitura Municipal de Curitiba. Curitiba, Paraná, Brasil, liliamarh@brturbo.com.br. Resumo O ensino organizado em ciclos pressupõe modificações no tempo/espaço escolar em função do processo de aprendizagem das.. read more →

Autoras: Evelise Maria Labatut Portilho e Isabel Cristina Hierro Parolin Em meio a inúmeras maneiras de viver e conviver que nos proporciona a sociedade atual temos tido de recriar as formas de aprender e de ensinar. Sair do papel de professor que professa um ensinamento para o ensinante, que provoca e media aprendizagens de diferentes matizes. No entanto, acreditamos que.. read more →

19 mar 2012
Março 19, 2012

Filme: Pro dia Nascer feliz

0 Comment

No ultimo encontro do GAE, discutimos o filme “Pro dia nascer feliz”, o qual retrata a realidade educacional de algumas regiões do Brasil, que não difere muito da realidade encontrada aqui no Paraná. Este é um filme instigante, que nos levou a refletir sobre os seguintes temas: – Desinteresse dos alunos pelo estudo; – Desinteresse.. read more →

Autoras: Evelise Maria Labatut Portilho e  Maria Silvia Todeschi de Sousa Se os erros fazem parte de nossa aprendizagem e se precisamos, muitas vezes, aprender a errar e errar para aprender, será que se deve falar em aprendizagem esperando do outro os mesmos acertos que os nossos? E será que o caminho que usamos é o caminho certo?.. read more →