GAE
Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento da Prática Docente
O grupo de pesquisa conta com mais de 20 pesquisadores que se reúnem semanalmente para estudar, refletir, discutir, construir e analisar conceitos, ideias e dados relacionados à aprendizagem, ensino, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambientes educativos.
Nossa história
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, como parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR, com foco na linha de pesquisa Teoria e Prática.
As primeiras pesquisadoras, composto por seis psicopedagogas (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), tinham um objetivo claro: estudar o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto, intitulado “O aprendente do seu aprender e do aprender do outro“, tinha como propósito identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, bem como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, o projeto foi renomeado para “Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente” para alinhar-se ao programa. Foi estabelecida uma parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba, abrangendo 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como resultado desse estudo, várias dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e apresentações em eventos científicos foram produzidos, culminando na publicação do livro “Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente” (Curitiba: Champanhat, 2011).
Em 2009, foi elaborado o segundo projeto de pesquisa, intitulado “Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa“, com o objetivo de investigar as representações construídas pelas professoras sobre seu papel docente na Educação Infantil. Esse projeto recebeu financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Inicialmente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil em Curitiba, permitindo um estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa ocorreu em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Essa pesquisa resultou em diversos artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e a criação de um novo livro.
Em 2012, o grupo concentrou-se na construção do terceiro projeto de pesquisa, intitulado “Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada“. O objetivo desse projeto é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, visando a ressignificação de suas práticas pedagógicas para potencializar a aprendizagem dos alunos e transformar a realidade educacional em diferentes contextos, desde a Educação Infantil até o Ensino Universitário.
Participantes
Ana Paula Schimmelpfeng Gutmann
Pedagoga e licenciada em Letras. Especialista em Multilinguismo e Educação Global. Mestranda em Educação (PUCPR). Professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental.
Andressa Francine Paes Ribeiro
Pedagoga. Especialista em Psicopedagoga, Gestão escolar e Metodologia do Ensino da Língua Inglesa. Mestre em Educação (PUCPR). Professora da educação básica, magistério, ensino superior e pós-graduação. Gestora do núcleo de educação de língua inglesa.
Beatriz Gomes Vaz
Psicóloga. Especialista em Educação Inclusiva. Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Doutoranda em Educação (PUCPR). Professora adjunta no Centro Universitário Campos de Andrade.
Cláudia Sebastiana Rosa da Silva
Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia. Mestre e Doutora em Educação PUCPR). Professora e orientadora da MUST University.
Doris Beraldo
Fonoaudióloga, Especialista em Voz, Mestre em Música e Doutoranda em Educação (PUCPR). Fonoaudióloga Clínica; Professora das disciplinas de Voz do Bacharelado em Teatro (PUCPR) e do Bacharelado em Canto (UNESPAR).
Evelise Maria Labatut Portilho
Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos. Mestre e Doutora em Educação (Universidade Complutense de Madri). Professora titular da PUCPR.
Giovani de Paula Batista
Licenciado em Educação Física. Mestre e Doutor em Educação (PUCPR). Professor da Rede Estadual de Educação do Paraná.
Isabel Cristina Hierro Parolin
Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Psicologia da Educação (PUCSP). Psicopedagoga clínica.
Josiane Jocoski Bueno
Licenciada em Matemática e em Pedagogia. Especialista em Alfabetização Matemática e Educação do Campo. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR). Cursando Doutorado em Educação (PUCPR). Professora Colaboradora do Colegiado de Matemática da Unespar, Campus de União da Vitória – PR.
Jussara Sant Ana de Melo
Pedagoga, especialista em Educação Especial e Psicopedagogia. Mestre em Educação (PUCPR). Professora do Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncional da Rede Estadual do Paraná.
Laura Monte Serrat Barbosa
Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Psicologia Escolar e da Aprendizagem e em Teoria e técnica de Grupos Operativos. Mestre em Educação (UFPR).
Rose Maria Zaionz da Rocha Carvalho
Pedagoga, especialista em Políticas Educacionais e Educação Inclusiva. Mestre em Educação (PUCPR). Pedagoga da Rede Estadual de Educação do Paraná, Diretora Auxiliar e Docente da Rede Municipal de Curitiba.
Sílvia Rosemari Peringer Martinez
Pedagoga, Especialista em Psicopedagoga e Arteterapia. Orientadora Educacional na Rede Privada de Curitiba.
Sonia Maria Gomes de Sá Küster
Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Educação Pré-Escolar. Mestre em Educação (PUCPR). Psicopedagoga no âmbito clínico.
Sônia Maria Carvalho
Licenciada em Geografia. Especialista em Sociologia Política. Mestre em Educação. Doutoranda em Educação (PUCPR). Professora da Rede Estadual de Educação do Paraná.
Simone Carlberg
Pedagoga, especialista em psicopedagogia, grupos operativos, psicopedagoga atuante no âmbito clínico.
Tiago Andrade Galves
Psicólogo, Especialista em Psicopedagogia. Mestrando em Educação (PUCPR). Psicólogo educacional na PUCPR.
Últimos posts
-
Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios
Este artigo analisa a implantação e implementação do Programa Qualifica Acre (PQA) no contexto da oferta de vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG) no estado do Acre, visando contribuir para a retomada econômica pós-pandemia. Os resultados revelam o cumprimento da meta quantitativa do PQA e a abrangência em todos os municípios do estado, mas…
-
O serviço psicopedagógico na rede pública municipal no estado do Paraná
Descubra dados sobre o serviço psicopedagógico na rede pública de educação no Estado do Paraná, incluindo a quantidade de psicopedagogos, formação acadêmica e áreas de especialização. Conheça os cenários e desafios enfrentados pelos profissionais nessa área.
-
Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas
Descubra como os docentes podem se beneficiar de cursos de formação continuada a distância sobre estilos de aprendizagem, influenciando sua prática pedagógica e promovendo atividades diferenciadas para os alunos. Este estudo de caso revela as mudanças ocorridas na percepção dos docentes em relação à forma de aprendizagem e suas estratégias de ensino.
-
Retrospectiva histórica da psicopedagogia no contexto brasileiro: gênese, documentação e legalização
Explore a trajetória histórica da Psicopedagogia no Brasil, desde sua gênese em 1970 até os dias atuais, abordando a importância da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) e os debates sobre a formação e atuação do psicopedagogo. Conheça os desafios e discussões relacionados à identidade profissional e regulamentação da profissão.
-
A história de vida de professores: a hermenêutica da gratidão profissional
Explore as experiências e reflexões das professoras do Ensino Fundamental por meio de seus memoriais e entrevistas, revelando a importância da autoconsciência, autoconhecimento e das relações no mundo objetivo na formação profissional. Descubra os cinco temas que emergiram nessa análise, destacando a satisfação e gratidão das professoras em relação aos caminhos que as levaram à…