Autoras: PORTILHO, Evelise Maria Labatut, ROCHA, Lia Beatriz Munhoz e DREHER, Simone Ap. de Souza
RESUMO
O presente artigo é um recorte da pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente que foi realizada na Rede Municipal de Ensino da cidade de Curitiba – Paraná – Brasil, nas turmas da 1ª etapa do 1º ciclo do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo foi identificar o estilo de ensinar apresentado pela professora alfabetizadora e relacioná-lo às condutas manifestadas pelos alunos em sala de aula. Como referencial teórico, foram consultados, entre outros, Mizukami (1986); Freire (1998; 2007) e Bleger (1984). Dos setenta e sete ambientes educativos observados, 62% apresentam professoras com estilo de ensinar tradicional centralizador; 26% com o estilo tradicional dialogado; 9% estilo laissez faire; e os estilos interacionista e tecnicista foram identificados em apenas 3% das docentes. Com relação à conduta dos alunos, 52% manifestaram conduta dependente; 27% conduta opositora; 18% conduta passiva e 8% conduta operativa. Os dados parecem indicar que as condutas apresentadas pelos alunos revelam o estilo de ensinar da professora.
Palavras-Chave: estilo de ensinar, conduta, aluno, professora alfabetizadora.
O artigo completo pode ser encontrado em:
A influência do estilo de ensinar na conduta do aluno brasileiro
Deixe um comentário