O artigo tem como objetivo apresentar elementos da cultura escolar de duas escolas, sendo uma brasileira e outra americana, ambas na etapa do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Os elementos da cultura escolar foram interpretados por meio das características dos ambientes educativos e das estratégias de ensino eleitas pelos professores no cotidiano escolar de cada uma delas. A pesquisa, de enfoque fenomenológico hermenêutico, apoiou-se nos seguintes instrumentos: protocolo de observação das salas de aulas, entrevista com professores e análise do Projeto Político Pedagógico das duas escolas. Percebeu-se que as duas instituições têm estrutura física e organização do cotidiano escolar distintas, tanto pela quantidade de recursos pedagógicos quanto materiais de papelaria, como também, pela organização do ambiente educativo, bases legais de funcionamento e apoio de uma universidade. Suas similaridades são reveladas por permanecerem coadunadas ao sistema de avaliação de suas mantenedoras, e o processo ensino-aprendizagem encontra-se centralizado no professor como detentor do conhecimento e no aluno enquanto receptor passivo. Compreendeu-se que, as duas escolas são portadoras de uma identidade e uma prática social singular, expressas na cultura escolar.
A Cultura Escolar e o Ambiente Educativo em diferentes contextos -Brasil e Estados Unidos
por
Deixe um comentário