GAE

Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento da Prática Docente

O grupo de pesquisa conta com mais de 20 pesquisadores que se reúnem semanalmente para estudar, refletir, discutir, construir e analisar conceitos, ideias e dados relacionados à aprendizagem, ensino, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambientes educativos.

Nossa história

Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, como parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR, com foco na linha de pesquisa Teoria e Prática.

As primeiras pesquisadoras, composto por seis psicopedagogas (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), tinham um objetivo claro: estudar o processo de aprendizagem.

O primeiro projeto, intitulado “O aprendente do seu aprender e do aprender do outro“, tinha como propósito identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, bem como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.

Em 2006, o projeto foi renomeado para “Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente” para alinhar-se ao programa. Foi estabelecida uma parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba, abrangendo 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como resultado desse estudo, várias dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e apresentações em eventos científicos foram produzidos, culminando na publicação do livro “Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente” (Curitiba: Champanhat, 2011).

Em 2009, foi elaborado o segundo projeto de pesquisa, intitulado “Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa“, com o objetivo de investigar as representações construídas pelas professoras sobre seu papel docente na Educação Infantil. Esse projeto recebeu financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Inicialmente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil em Curitiba, permitindo um estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa ocorreu em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Essa pesquisa resultou em diversos artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e a criação de um novo livro.

Em 2012, o grupo concentrou-se na construção do terceiro projeto de pesquisa, intitulado “Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada“. O objetivo desse projeto é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, visando a ressignificação de suas práticas pedagógicas para potencializar a aprendizagem dos alunos e transformar a realidade educacional em diferentes contextos, desde a Educação Infantil até o Ensino Universitário.

Participantes

Ana Paula Schimmelpfeng Gutmann

Pedagoga e licenciada em Letras. Especialista em Multilinguismo e Educação Global. Mestranda em Educação (PUCPR). Professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental.

Andressa Francine Paes Ribeiro

Pedagoga. Especialista em Psicopedagoga, Gestão escolar e Metodologia do Ensino da Língua Inglesa. Mestre em Educação (PUCPR). Professora da educação básica, magistério, ensino superior e pós-graduação. Gestora do núcleo de educação de língua inglesa.

Beatriz Gomes Vaz

Psicóloga. Especialista em Educação Inclusiva. Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Doutoranda em Educação (PUCPR). Professora adjunta no Centro Universitário Campos de Andrade.

Cláudia Sebastiana Rosa da Silva

Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia. Mestre e Doutora em Educação PUCPR). Professora e orientadora da MUST University.

Doris Beraldo

Fonoaudióloga, Especialista em Voz, Mestre em Música e Doutoranda em Educação (PUCPR). Fonoaudióloga Clínica; Professora das disciplinas de Voz do Bacharelado em Teatro (PUCPR) e do Bacharelado em Canto (UNESPAR).

Evelise Maria Labatut Portilho

Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos. Mestre e Doutora em Educação (Universidade Complutense de Madri). Professora titular da PUCPR.

Giovani de Paula Batista

Licenciado em Educação Física. Mestre e Doutor em Educação (PUCPR). Professor da Rede Estadual de Educação do Paraná.

Isabel Cristina Hierro Parolin

Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Psicologia da Educação (PUCSP). Psicopedagoga clínica.

Josiane Jocoski Bueno

Licenciada em Matemática e em Pedagogia. Especialista em Alfabetização Matemática e Educação do Campo. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR). Cursando Doutorado em Educação (PUCPR). Professora Colaboradora do Colegiado de Matemática da Unespar, Campus de União da Vitória – PR.

Jussara Sant Ana de Melo

Pedagoga, especialista em Educação Especial e Psicopedagogia. Mestre em Educação (PUCPR). Professora do Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncional da Rede Estadual do Paraná.

Laura Monte Serrat Barbosa

Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Psicologia Escolar e da Aprendizagem e em Teoria e técnica de Grupos Operativos. Mestre em Educação (UFPR).

Rose Maria Zaionz da Rocha Carvalho

Pedagoga, especialista em Políticas Educacionais e Educação Inclusiva. Mestre em Educação (PUCPR). Pedagoga da Rede Estadual de Educação do Paraná, Diretora Auxiliar e Docente da Rede Municipal de Curitiba.

Sílvia Rosemari Peringer Martinez

Pedagoga, Especialista em Psicopedagoga e Arteterapia. Orientadora Educacional na Rede Privada de Curitiba.

Sonia Maria Gomes de Sá Küster

Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Educação Pré-Escolar. Mestre em Educação (PUCPR). Psicopedagoga no âmbito clínico.

Sônia Maria Carvalho

Licenciada em Geografia. Especialista em Sociologia Política. Mestre em Educação. Doutoranda em Educação (PUCPR). Professora da Rede Estadual de Educação do Paraná.

Simone Carlberg

Pedagoga, especialista em psicopedagogia, grupos operativos, psicopedagoga atuante no âmbito clínico.

Tiago Andrade Galves

Psicólogo, Especialista em Psicopedagogia. Mestrando em Educação (PUCPR). Psicólogo educacional na PUCPR.

Últimos posts

  • Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios

    Este artigo analisa a implantação e implementação do Programa Qualifica Acre (PQA) no contexto da oferta de vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG) no estado do Acre, visando contribuir para a retomada econômica pós-pandemia. Os resultados revelam o cumprimento da meta quantitativa do PQA e a abrangência em todos os municípios do estado, mas…

  • O serviço psicopedagógico na rede pública municipal no estado do Paraná

    Descubra dados sobre o serviço psicopedagógico na rede pública de educação no Estado do Paraná, incluindo a quantidade de psicopedagogos, formação acadêmica e áreas de especialização. Conheça os cenários e desafios enfrentados pelos profissionais nessa área.

  • Percepções docentes frente aos estilos de aprendizagem e suas práticas

    Descubra como os docentes podem se beneficiar de cursos de formação continuada a distância sobre estilos de aprendizagem, influenciando sua prática pedagógica e promovendo atividades diferenciadas para os alunos. Este estudo de caso revela as mudanças ocorridas na percepção dos docentes em relação à forma de aprendizagem e suas estratégias de ensino.

  • Retrospectiva histórica da psicopedagogia no contexto brasileiro: gênese, documentação e legalização

    Explore a trajetória histórica da Psicopedagogia no Brasil, desde sua gênese em 1970 até os dias atuais, abordando a importância da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) e os debates sobre a formação e atuação do psicopedagogo. Conheça os desafios e discussões relacionados à identidade profissional e regulamentação da profissão.

  • A Cultura Escolar e o Ambiente Educativo em diferentes contextos -Brasil e Estados Unidos

    Explore as características da cultura escolar em duas escolas, uma brasileira e outra americana, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Descubra as diferenças na estrutura física, organização do ambiente educativo e estratégias de ensino, além das similaridades relacionadas ao sistema de avaliação. Conheça a identidade e prática social singulares expressas na cultura escolar de cada…

  • A história de vida de professores: a hermenêutica da gratidão profissional

    Explore as experiências e reflexões das professoras do Ensino Fundamental por meio de seus memoriais e entrevistas, revelando a importância da autoconsciência, autoconhecimento e das relações no mundo objetivo na formação profissional. Descubra os cinco temas que emergiram nessa análise, destacando a satisfação e gratidão das professoras em relação aos caminhos que as levaram à…

GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
×
GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
×
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com