Em nosso último encontro estudamos as ideias do capítulo 5, do livro “Enriqueça o cérebro” de Eric Jensen.
As principais ideias discutidas foram:
- Ao tratar da pobreza, o autor refere-se à condição na qual há uma falta crônica e significativa de acesso a recursos. Em geral, essa situação leva a um efeito adverso, em função de múltiplos fatores de risco.
- Níveis persistentes de hormônios de estresse levam à morte de neurônios em vias cerebrais importantes, responsáveis pela regulação das emoções. Genética e experiência interagem na modelação de comportamentos de risco.
- As crianças pobres têm mais chances de apresentar problemas escolares influenciados pelo vínculo com a aprendizagem, incentivo a leitura, envolvimento da família nas atividades escolares, contato com professores menos qualificados, contato com violência e raiva, deficiências e outros.
- Mesmo desenvolvendo cérebros empobrecidos, muitos problemas podem ser superados com o enriquecimento ambiental. Ou seja, os cérebros das crianças pobres não são perdidos para sempre. Quanto mais cedo ocorrer a intervenção, melhor.
- A esperança tem muito poder. Nossos pensamentos, comportamentos, emoções e experiências de vida podem modular a expressão gênica e a neurogênese de tal maneira que de fato podem mudar a expressão física do cérebro.
- Um contraste positivo em relação ao ambiente predominante da criança aumentam as chances de mudanças positivas, podendo aumentar suas respostas biológicas.
Deixe um comentário