2° Encontro – Grupo de Estudo – GEA

As principais discussões giraram em torno das seguintes ideias:

  • O enriquecimento do cérebro vem de amplas definições do enriquecimento e da inteligência que incluem fatores cognitivos, emocionais, físicos e até mesmo sociais.
  • As habilidades dependem muito do contexto, não que os aprendizes não possuem alguma capacidade cognitiva geral.
  • Os processos cognitivos são ensinados: memorizar, raciocinar, ter atenção etc. Temos a possibilidade de desenvolver tudo que quisermos.
  • Somos um conjunto de inteligências. A que for mais estimulada é a que mais se desenvolve e por isso, a revelamos em nossa maneira de agir e de ser.
  • Mas o que é inteligência? Segundo alguns autores:
       A inteligência é o saber ou a competência de desenvolver um produto ou usar uma habilidade de maneira que estes sejam reconhecidos como válidos pela cultura em que se vive. Ou seja, a inteligência é algo que se usa, é um processo que se revela em diferentemente em diferentes ;culturas. (Howard Gardner)

      A teoria do fator G, define a inteligência como a capacidade profunda de compreender o meio em que se vive – entender as situações, fazer com que as coisas tenham sentido ou descobrir o que fazer. (Charles Spearman)

      Por meio da teoria padrão do QI, testes foram desenvolvidos para medir a probabilidade das crianças de obter êxito na escola. Tais testes pedem que os indivíduos demonstrem informações específicas previamente aprendidas e que apliquem a aprendizagem de regras, princípios ou conhecimento prévios a um problema inédito. (Alfred Binet)

   De acordo com a teoria das inteligências múltiplas, inteligência é a competência de resolver problemas ou de usar uma ideia, um produto ou uma habilidade de modo que estes sejam validados por uma ou mais culturas.  (Gardner)

   A teoria do modelo triárquico da inteligência propõe três aspectos fundamentais da inteligência: analítico, criativo e prático. Essa teoria inclui o equilíbrio entre lógica, criatividade e aplicações ao mundo real. (Robert Stenberg)


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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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