As principais discussões giraram em torno das seguintes ideias:
- O enriquecimento do cérebro vem de amplas definições do enriquecimento e da inteligência que incluem fatores cognitivos, emocionais, físicos e até mesmo sociais.
- As habilidades dependem muito do contexto, não que os aprendizes não possuem alguma capacidade cognitiva geral.
- Os processos cognitivos são ensinados: memorizar, raciocinar, ter atenção etc. Temos a possibilidade de desenvolver tudo que quisermos.
- Somos um conjunto de inteligências. A que for mais estimulada é a que mais se desenvolve e por isso, a revelamos em nossa maneira de agir e de ser.
- Mas o que é inteligência? Segundo alguns autores:
A teoria do fator G, define a inteligência como a capacidade profunda de compreender o meio em que se vive – entender as situações, fazer com que as coisas tenham sentido ou descobrir o que fazer. (Charles Spearman)
Por meio da teoria padrão do QI, testes foram desenvolvidos para medir a probabilidade das crianças de obter êxito na escola. Tais testes pedem que os indivíduos demonstrem informações específicas previamente aprendidas e que apliquem a aprendizagem de regras, princípios ou conhecimento prévios a um problema inédito. (Alfred Binet)
De acordo com a teoria das inteligências múltiplas, inteligência é a competência de resolver problemas ou de usar uma ideia, um produto ou uma habilidade de modo que estes sejam validados por uma ou mais culturas. (Gardner)
A teoria do modelo triárquico da inteligência propõe três aspectos fundamentais da inteligência: analítico, criativo e prático. Essa teoria inclui o equilíbrio entre lógica, criatividade e aplicações ao mundo real. (Robert Stenberg)
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