11/04 – 6º encontro sobre o livro: ALFABETIZAÇÃO: aprendizagem e conhecimento na formação

 

Discussão sobre a apropriação do sistema de escrita, baseados nos textos de Cagliari e no artigo: Análise da relação entre a habilidade e integração visuo-motora e o desempenho escolar,  trazido carinhosamente pela colega Valeska. Segue as principais ideias discutidas pelo grupo num “recorte” preparado pela Valeska.

Considerações de Cagliari:

  • O ensino da Língua Portuguesa está dirigido para a escrita, chegando a preocupar-se com a aparência da escrita;
  • Alguns métodos de alfabetização utilizam a letra cursiva, com a justificativa de que é trabalhoso para a criança aprender em letra de imprensa e após em letra cursiva, representando o dobro do trabalho;
  • Cagliari considera a letra de imprensa mais fácil de aprender e reproduzir se relacionada com a letra cursiva. A letra cursiva exige domínio dos movimentos para sua realização, esforço da criança que sequer conseguem segurar o lápis e controlá-lo com facilidade;
  • Reconhece o valor social da escrita cursiva em nossa cultura, porém não concorda que seja a maneira correta de alfabetizar;
  • Discorda com a imposição de um modelo, sem possibilidade espacial e temporal, para experimentação, tentativas, descobertas, limitando-se a tarefa de cópia de vários traçados, realizando  exercícios de treinamento manual;

Artigo: Análise da relação entre a habilidade entre a integração visuo-motora e o desempenho escolar.

Este artigo objetivou verificar a existência de relação entre a habilidade visuo-motora e desempenho escolar em 77 alunos do segundo ano do ensino fundamental em São Paulo (2011).

  • A função motora é necessária para muitas atividades do ser humano, como pegar um objeto e lança-lo, escrever, desenhar, pintar, recortar, etc.;
  • A construção das coordenações visuo-motoras representa um papel essencial na aprendizagem da escrita;
  • Foi verificada a correlação entre habilidade coordenação motora e a habilidade de escrever com letra cursiva e de forma;
  • Feder e Majnemer (2007) consideram que para uma adequada qualidade na escrita (boa caligrafia) são necessários adequado controle motor fino e integração visuo-motora, planejamento motor, propriocepção, percepção visual, atenção sustentada e consciência sensorial dos dedos. Ainda segundo as autoras, o prejuízo nessas habilidades pode resultar em caligrafia ilegível e comprometer o desempenho acadêmico da criança;
  • A aprendizagem da leitura e escrita é um processo complexo e difícil para as crianças em fase inicial da alfabetização, engloba tanto fatores biológicos quanto sociais e exige habilidades cognitivas, linguísticas e motoras;
  • Concluíram, por meio das médias, que a iniciativa de escrever com letra cursiva está relacionada com a habilidade motora;
  • Os resultados do estudo chamam a atenção para a influencia das habilidades de integração visuo-motora, percepção visual e coordenação motora sobre o desempenho escolar em atividades de leitura, aritmética e escrita, em especial com a letra cursiva.

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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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