O pedagogo é o profissional no interior das instituições educativas responsável pela formação continuada dos docentes, sendo, portanto, necessário, a busca constante pela qualificação. Com o intuito de pesquisar a identidade deste profissional num processo de reflexão, o grupo de pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada do Pedagogo (PUCPR) ofertou no segundo semestre de 2018, um programa de formação continuada. Participaram 16 pedagogos da rede pública e privada de ensino de Curitiba-PR e região metropolitana. Este artigo tem como objetivo compreender a percepção dos pedagogos participantes de um programa de formação continuada que oportunizou a reflexão sobre a aprendizagem com vistas ao autodesenvolvimento. A metodologia adotada foi a qualitativa na visão da fenomenologia hermenêutica. Para análise foi utilizado o protocolo de observação do primeiro encontro de formação e três questões da entrevista semiestruturada. Como resultado do estudo, constatou-se que a formação continuada se ratifica como uma condição importante para a ressignificação e reorganização das ações, pois possibilita a reflexão do sujeito e dos espaços de aprendizagem, permitindo transformar-se dentro de um processo de emancipação para o desenvolvimento profissional. Constata-se que na rede pública a formação continuada ocorre de forma única, a mesma formação é oferecida para professores, gestores e pedagogos enquanto na rede privada acontece por meio de assessorias especializadas com o intuito de atender aos problemas latentes.
A formação continuada do pedagogo numa perspectiva reflexiva
por
Deixe um comentário