ALFABETIZAÇÃO: aprendizagem e conhecimento na formação docente / organizado por Evelise Portilho. Curitiba: Champagnat, 2011.
As pessoas, de maneira geral, independente da idade e da cultura, aprendem hoje de maneira diferente da de ontem. Os estímulos, o acesso à informação, as habilidades, competências e estratégias, o processamento da atenção e da memória são solicitados pela sociedade da aprendizagem de outra maneira, o que requer outro estilo de ensino para atender aos diferentes estilos de aprendizagem.
Esta obra provoca o professor e a professora a se perceberem como agentes transformadores, que podem fazer a diferença no ambiente educativo em que estão inseridos. Essa modificação sem dúvida irá reletir não só no espaço particular como também no sistema educacional brasileiro.
Em nosso 1º encontro, debatemos a 1ª parte do livro.
Seguem algumas considerações:
- Os sujeitos são compostos por: dimensões do pensamento; dimensões do sentir; dimensões do agir e interagir.
- Aprendizagem acontece na interação. Por isso ela é um processo social.
- Para aprender precisamos dos vínculos afetivos e da interação do sujeito com o meio em que está inserido.
- Ser professor é aceitar a contradição.
- Precisa ser um professor reflexivo.
- “o bom aprendiz é aquele que passa pela virtude da humildade.”
Sinta-se bem vindo para acompanhar nossas discussões e fazer comentários.
Até o próximo encontro!!!
Deixe um comentário