Discussão sobre a apropriação do sistema de escrita, baseados nos textos de Cagliari e no artigo: Análise da relação entre a habilidade e integração visuo-motora e o desempenho escolar,  trazido carinhosamente pela colega Valeska. Segue as principais ideias discutidas pelo grupo num “recorte” preparado pela Valeska.

Considerações de Cagliari:

  • O ensino da Língua Portuguesa está dirigido para a escrita, chegando a preocupar-se com a aparência da escrita;
  • Alguns métodos de alfabetização utilizam a letra cursiva, com a justificativa de que é trabalhoso para a criança aprender em letra de imprensa e após em letra cursiva, representando o dobro do trabalho;
  • Cagliari considera a letra de imprensa mais fácil de aprender e reproduzir se relacionada com a letra cursiva. A letra cursiva exige domínio dos movimentos para sua realização, esforço da criança que sequer conseguem segurar o lápis e controlá-lo com facilidade;
  • Reconhece o valor social da escrita cursiva em nossa cultura, porém não concorda que seja a maneira correta de alfabetizar;
  • Discorda com a imposição de um modelo, sem possibilidade espacial e temporal, para experimentação, tentativas, descobertas, limitando-se a tarefa de cópia de vários traçados, realizando  exercícios de treinamento manual;

Artigo: Análise da relação entre a habilidade entre a integração visuo-motora e o desempenho escolar.

Este artigo objetivou verificar a existência de relação entre a habilidade visuo-motora e desempenho escolar em 77 alunos do segundo ano do ensino fundamental em São Paulo (2011).

  • A função motora é necessária para muitas atividades do ser humano, como pegar um objeto e lança-lo, escrever, desenhar, pintar, recortar, etc.;
  • A construção das coordenações visuo-motoras representa um papel essencial na aprendizagem da escrita;
  • Foi verificada a correlação entre habilidade coordenação motora e a habilidade de escrever com letra cursiva e de forma;
  • Feder e Majnemer (2007) consideram que para uma adequada qualidade na escrita (boa caligrafia) são necessários adequado controle motor fino e integração visuo-motora, planejamento motor, propriocepção, percepção visual, atenção sustentada e consciência sensorial dos dedos. Ainda segundo as autoras, o prejuízo nessas habilidades pode resultar em caligrafia ilegível e comprometer o desempenho acadêmico da criança;
  • A aprendizagem da leitura e escrita é um processo complexo e difícil para as crianças em fase inicial da alfabetização, engloba tanto fatores biológicos quanto sociais e exige habilidades cognitivas, linguísticas e motoras;
  • Concluíram, por meio das médias, que a iniciativa de escrever com letra cursiva está relacionada com a habilidade motora;
  • Os resultados do estudo chamam a atenção para a influencia das habilidades de integração visuo-motora, percepção visual e coordenação motora sobre o desempenho escolar em atividades de leitura, aritmética e escrita, em especial com a letra cursiva.

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