11 abr 2012
Abril 11, 2012

Bibliografias sobre APRENDIZAGEM

0 Comment

ALONSO, Catalina et alli.  Los Estilos de Aprendizaje. 4. ed. Madrid: Mensajero, 1994.

BRANSFORD, John; BROWN, Ann; COCKING, Rodney (org.).  Como as Pessoas Aprendem. Cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Senac, 2007.

BRONFENBRENNER, Urie. Biologia do desenvolvimento humano. Tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CLAXTON, Guy. O Desafio de Aprender ao Longo da Vida. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DAMÁSIO, António R. O erro de descartes: Emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DANI, Claudia, Solar, Claudie (coord.). Aprendizagem e Desenvolvimento dos Adultos. Lisboa: Horizontes pedagógicos/ Instituto Piaget, 2001.

DAVIDSON, Richard. El perfil emocional de tu cérebro. Claves para modificar nuestras actitudes y reacciones. Barcelona: Destino, 2012.

DOIDGE, Norman. O cérebro que se transforma. Rio de Janeiro: Record, 2011.

FLAVELL, John; MILLER, Patrícia; MILLER Scott. Desenvolvimento Cognitivo. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GARDNER, Howard. Cinco Mentes para o Futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GIORDAN, André. Aprender. Lisboa: Horizontes Pedagógicos/ Instituto Piaget, 2007.

GIROUX, Henry A. Os Professores como Intelectuais. Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

JENSEN, E. Enriqueça o Cérebro. Como maximizar o potencial de aprendizagem de todos os alunos. Porto Alegre: Artmed, 2011.

LEFRANÇOIS, Guy R. Teorias da Aprendizagem. 5ed. São Paulo: CENGAGE Learning, 2008.

MAYOR, Juan et alli. Estratégias Metacognitivas: aprender a aprender y aprender a pensar. Madrid: Síntesis, 1995.

MATEOS, Mar. Metacognición y educación. Buenos Aires: Aique, 2001.

MEIRIEU, Phillipe. Aprender…Sim, Mas Como? 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

NICOLELIS, Miguel. Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas – e como ela pode mudar nossas vidas. São Paulo; Companhia das letras, 2011.

O’SULLIVAN, Edmund. Aprendizagem Transformadora. Uma visão educacional para o século XXI. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2004.

PERRAUDEAU, Michel. Estratégias de Aprendizagem. Como acompanhar os alunos na aquisição dos saberes. Porto Alegre: Artmed, 2009.

PINKER, Steven. Como a mente funciona. São Paulo: Companhia das letras, 1998.

PORTILHO, E.M.L.; BARBOSA, Laura; Küster, Sonia; PIRES, Vanessa. Conexões da Aprendizagem e do Conhecimento. IN: Revista Diálogo Educacional / Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba: Champagnat, v. 7, n. 20, jan./abr. 2007, p.13-24.

PORTILHO, E. Como se Aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: WAK, 2009.

_____(org.). Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.

POZO, Juan Ignácio; MONEREO, Carles (coor.). El aprendizaje estratégico. Madrid: Aula XXI Santillana, 1999.

_____. Aprendizes e mestres. Porto Alegre: Artmed, 2002.

_____. Aquisição do Conhecimento. Quando a carne se fez verbo. Porto Alegre, 2004.

SHENK, David. O gênio em todos nós. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

STERNBERG, R.J. Estilos de Pensamiento. Barcelona: Paidós, 1998.

______. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

STERNBERG, RJ; GRIGORENKO, E. Inteligência Plena. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. A Mente Incorporada. Ciências cognitivas e experiência humana. São Paulo

WILSON, Edward O. A Unidade do Conhecimento. Consiliência. Seria a ciência capaz de explicar tudo? Trad. Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

ZABALA, Antoni. Enfoque Globalizador  e Pensamento ComplexoUma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TARNAS, Richard. A Epopéia do Pensamento Ocidental – Para compreender as idéias que moldaram nossa visão de mundo. Trad. Beatriz Sidou. 6.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *