7º Encontro – 24.04

Tivemos um encontro com Dra. Mara Lucia Cordeiro, Neurocientista, pesquisadora do Hospital Pequeno Príncipe, Prof. adjunta Universidade de Los Angeles EUA. Confira!

 “A essência de quem somos?” Em termos de neurociência

O que acontece no seu cérebro quando  você aprende?

 Como o nosso cérebro opera vai ser determinado por alguns fatores.  Os fatores determinantes no desenvolvimento do cérebro são o código genético, o meio ambiente, os neurônios, a epigenética e o modo como levamos a vida.

Modelo de processamento de informações

 

  • Limita o escopo para as principais operações cerebrais que lidam com: coleta de informações, avaliação, armazenamento e lembrar (memória).
  • Recebemos informações sensoriais e motoras e a partir delas vamos selecionar o que vamos prestar atenção, fazer auto-regulação, memória a longo prazo, córtex perceptivo, córtex interpretativo, córtex motor, memória remota e aprendizagem.
  • Como exemplo pode-se fazer referência a pessoa portadora de TDAH – tem déficit para inibir diferentes estímulos, selecionar informações sem se envolver com as ocorrências que estão a sua volta. Problema no lobo frontal leva a dificuldade de inibição, menos função sanguínea.  A “chave” para procurar tratamento é avaliar se os sintomas do TDAH estão causando prejuízo ao individuo, se há prejuízos, há necessidade de tratamento.

Memória

De curto prazo: – imediata: guarda informações por 30 segundos.

– de trabalho: envolve funções cognitivas.

  • A capacidade de memorização varia com a idade. A capacidade limitada explica porque temos que memorizar uma música, um texto aos poucos.
  • O neurônio é a célula fundamental do sistema nervoso, responsável pela condução do impulso nervoso.
  • Os dendritos (fibers) crescem quando você escuta, escreve, fala ou pratica algo.
  • Os neurônios sabem como fazer crescer os dendritos. Toda vez que aprendemos, os dendritos estão fazendo conexões.
  • Novas conexões permanecem por um tempo, mas dependendo do que for, se não for usada, ela vai para outros caminhos.

Interação de dois neurônios

O neurônio envia sinais e recebe informações fazendo assim as sinapses.

Córtex cerebral e lobos frontais

– frontal: responsável pelo pensamento, funções cognitivas.

– temporal: audição, linguagem, memória de longo prazo.

– ocipital: responsável pelo processamento visual.

– parietal: responsável pela orientação, cálculo, percepção a dor.

Sistema límbico: emoções e comportamento

Tálamo: processa os estímulos sensoriais (exceção do olfato).

Hipocampo: memória de trabalho e memória de longa duração.

 

1. Hemisférios cerebrais – diferenças maturativas

Esquerdo

Direito

Mais substancia cinzenta.Mais fibras intracorticais.

Área de Wernick maior no recém-nascido.

Maior concentração de dopamina.

Desenvolvimento mais lento no homem.

Mais substancia branca.Mais fibras longas.

Maior concentração norepinefrina.

Maior peso.

Maior diâmetro.

Assimetria anatômica mais precoce.

Desenvolvimento mais precoce no homem.

 

2. Hemisférios cerebrais – diferenças funcionais

Esquerdo

Direito

Linguagem verbal.Linguagem simbólica.

Processamento fonológico.

Processamento de informação.

 

Linguagem não verbal.Pistas emocionais para comunicação.

Processamento táctil e viso espacial.

Processamento de informações novas, rápidas e simultâneas.

Atenção sustentada.

Propriecepção.

 

Funções executivas

Há hipótese de que há possibilidade dos neurônios nascerem de novo. Sabe-se que não podem nascer de novo, mas podem fazer novas conexões.

Exercício físico aumenta a neurogênese no hipocampo.

Neuroplasticidade

“Plastos” (latim) – capaz de ser moldado.

A capacidade do sistema nervoso de modificar a área que parou de funcionar.

A neuroplasticidade é importante porque faz interface entre nature e nurture; podemos identificar quais comportamentos podem ser mudados e a formação das sinapses, aprendizagem e inteligência.

Sinapses: muito do que somos acontece neste espaço.

O cérebro está sempre procurando novidades. Quanto mais se usa, mais novo fica.

Use seu cérebro!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
×
GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
×
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com