Em nosso ultimo encontro demos continuidade ao estudo do capítulo 3 do livro “Enriqueça o cérebro”.
Entre as principais considerações podemos destacar:
A atividade física libera substâncias químicas-chaves e dão suporte e benefícios ao cérebro.
- Novos aprendizados motores geram novas sinapses no cerebelo, especialmente quando são desafiadores. Há evidências de que quanto mais você aprende, mais pode aprender. Novos aprendizados podem aumentar a sobrevivência e a funcionabilidade do cérebro.
- Complexidade ambiental coerente é o ideal para o cérebro. Nem dormir o dia inteiro, nem estar em constante estado de pânico. O ideal é que evitemos aborrecimentos e confusões.
- Estresse em excesso se trata de um fator destrutivo em quase todas as situações da vida. O excesso de estresse dificulta a cura de ferimentos e reduz a resistência a outros fatores estressantes. O sofrimento reduz o número de neurônios que o cérebro gera diariamente.
- O agrupamento social é um fator importante em estudos de enriquecimento do cérebro. Se o ambiente físico também for enriquecido, os dois fatores sustentam a plasticidade do cérebro.
- Uma boa alimentação é imprescindível nos primeiros anos de desenvolvimento do cérebro. Os alimentos fornecem os nutrientes necessários, incluindo proteínas, gorduras insaturadas, verduras, carboidratos complexos e açúcares.
- O enriquecimento do cérebro independe da idade e da inteligência.
- Quanto mais tempo um ser humano permanece em um ambiente estabilizado, mais compromissado se torna o sistema neural à sobrevivência naquele ambiente em particular.
- A habilidade de mudar o cérebro propositadamente (com a cooperação do indivíduo) pode ocorrer por causa da neuroplasticidade, capacidade que permite a ocorrência de mudanças em regiões específicas na estrutura, no mapeamento ou no funcionamento do cérebro.
- O “contraste” é a chave para a resposta ao enriquecimento. Os fatores que contribuem para esse contraste incluem: atividade física, aprendizados inovadores, desafiantes e significativos, complexidade coerente, níveis de estresse sob controle, suporte social, boa alimentação e disponibilidade de tempo.
Deixe um comentário