DISSERTAÇÃO: Inventário Portilho/Beltrami de estilos de aprendizagem 2.0: recurso digital para crianças de 5 a 11 anos no contexto híbrido

AUTOR: Ana Leticia Gambus

RESUMO: Todos somos capazes de aprender! Cada um tem suas preferências e especificidades que se destacam na hora da aprendizagem. São essas características que se sobressaem e que denominamos Estilos de Aprendizagem. Muito se fala sobre os Estilos de Aprendizagem dos indivíduos, de adolescentes a adultos de diferentes modalidades de ensino, porém ainda são poucas as produções sobre Estilos de Aprendizagem da criança da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa dissertação traz o processo investigativo dos Estilos de Aprendizagem a partir da aplicação do primeiro instrumento construído para crianças, que antes estava disponível no material físico e, agora, no meio digital, adaptando-se às necessidades e possibilidades do virtual e oportunizando que o/a professor/a aplique o instrumento com seus alunos e diversifique sua prática. Assim, objetivamos nesse trabalho, analisar os estilos de aprendizagem das crianças de 5 a 11 anos a partir da aplicação do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem 2.0 no contexto híbrido contribuindo para a prática pedagógica. Os autores que subsidiaram as discussões deste estudo são especialmente Alonso (1994), Claxton (2005), Portilho e Beltrami (2009), Portilho (2009) e Barros (2014). A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Além dos aspectos qualitativos foi realizada análise estatística dos dados coletados a partir da aplicação do inventário. O instrumento foi aplicado, em um primeiro momento, com 28 crianças de duas escolas de Curitiba/PR. Posteriormente, foi realizada a aplicação numa amostra de 203 crianças de oito escolas de Curitiba/PR. A partir dos resultados foi verificado que o estilo de aprendizagem predominante entre as crianças foram, respectivamente o estilo teórico (44,3%), reflexivo (19,7%), pragmático (9,4%) e ativo (6,9%). Além da predominância em um estilo, houve combinações entre dois estilos e casos de equilíbrio entre todos os estilos (reflexivo/teórico, ativo/reflexivo, pragmático/reflexivo, pragmático/teórico, ativo/pragmático, ativo/teórico e equilíbrio entre todos os estilos), demonstrando uma possibilidade de potencialização das diversas características necessárias no ciclo de aprendizagem por meio da ressignificação e reflexão da prática pedagógica. Assim, apresenta-se ao final desta dissertação possibilidades de o professor/a professora da Educação Infantil e Anos Iniciais do ensino Fundamental conhecer como seus alunos aprendem e poder repensar sua prática pedagógica afim de potencializar a aprendizagem de seus alunos e torná-los melhores aprendizes.


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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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