AUTOR: Ana Leticia Gambus
RESUMO: Todos somos capazes de aprender! Cada um tem suas preferências e especificidades que se destacam na hora da aprendizagem. São essas características que se sobressaem e que denominamos Estilos de Aprendizagem. Muito se fala sobre os Estilos de Aprendizagem dos indivíduos, de adolescentes a adultos de diferentes modalidades de ensino, porém ainda são poucas as produções sobre Estilos de Aprendizagem da criança da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa dissertação traz o processo investigativo dos Estilos de Aprendizagem a partir da aplicação do primeiro instrumento construído para crianças, que antes estava disponível no material físico e, agora, no meio digital, adaptando-se às necessidades e possibilidades do virtual e oportunizando que o/a professor/a aplique o instrumento com seus alunos e diversifique sua prática. Assim, objetivamos nesse trabalho, analisar os estilos de aprendizagem das crianças de 5 a 11 anos a partir da aplicação do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem 2.0 no contexto híbrido contribuindo para a prática pedagógica. Os autores que subsidiaram as discussões deste estudo são especialmente Alonso (1994), Claxton (2005), Portilho e Beltrami (2009), Portilho (2009) e Barros (2014). A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Além dos aspectos qualitativos foi realizada análise estatística dos dados coletados a partir da aplicação do inventário. O instrumento foi aplicado, em um primeiro momento, com 28 crianças de duas escolas de Curitiba/PR. Posteriormente, foi realizada a aplicação numa amostra de 203 crianças de oito escolas de Curitiba/PR. A partir dos resultados foi verificado que o estilo de aprendizagem predominante entre as crianças foram, respectivamente o estilo teórico (44,3%), reflexivo (19,7%), pragmático (9,4%) e ativo (6,9%). Além da predominância em um estilo, houve combinações entre dois estilos e casos de equilíbrio entre todos os estilos (reflexivo/teórico, ativo/reflexivo, pragmático/reflexivo, pragmático/teórico, ativo/pragmático, ativo/teórico e equilíbrio entre todos os estilos), demonstrando uma possibilidade de potencialização das diversas características necessárias no ciclo de aprendizagem por meio da ressignificação e reflexão da prática pedagógica. Assim, apresenta-se ao final desta dissertação possibilidades de o professor/a professora da Educação Infantil e Anos Iniciais do ensino Fundamental conhecer como seus alunos aprendem e poder repensar sua prática pedagógica afim de potencializar a aprendizagem de seus alunos e torná-los melhores aprendizes.
Deixe um comentário