TESE: Formação continuada e a constituição da identidade profissional do pedagogo escolar

AUTOR: Ana Lucia de Araújo Claro

RESUMO: O estudo sobre a formação continuada do pedagogo escolar tem aumentando nos últimos anos, levando em consideração que o pedagogo escolar tem papel social de suma importância nos processos de ensino e de aprendizagem e na formação continuada dos docentes. Esta tese tem como objetivo geral analisar criticamente a relevância da formação continuada de pedagogo na constituição de seu processo identitário, mediante a participação em uma proposta de formação continuada desenvolvida pelo grupo de pesquisa GAE, com vistas a contribuir para o fortalecimento da ressignificação de sua identidade profissional. Tem como objetivos específicos: compreender a função do pedagogo escolar no cenário do estado do Paraná e seu processo de constituição identitária, tendo como referência o contexto de sua prática profissional; identificar os desafios da prática profissional do pedagogo escolar, a partir da participação em um programa de formação continuada; interpretar elementos que caracterizam a identidade profissional das pedagogas que participaram do programa de formação continuada, mediante o exercício de sua prática profissional. A pesquisa é qualitativa, com perspectiva fenomenológica hermenêutica, tomando como base a pesquisa longitudinal, já que faz parte de um projeto maior e foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa GAE em várias etapas. A primeira etapa (2018) refere-se ao programa de formação continuada ofertado aos pedagogos escolares; a segunda etapa (2019), a assessorias pedagógicas aos pedagogos com vistas à elaboração do projeto de formação continuada da escola de origem; a terceira (2020), a assessorias realizadas para o desenvolvimento do projeto de formação continuada; a quarta (2021), à assessoria à equipe pedagógica, e, na última etapa (2022), foi realizada mentoria com as pedagogas. Para coleta de dados da pesquisa, foram utilizados o Protocolo de Observação: dos Encontros de Formação com pedagogos, das Assessorias Pedagógicas, dos Conselhos de Classe, as entrevistas semiestruturadas, a análise documental do Projeto de formação continuada e o memorial. A fundamentação teórica está respaldada, em especial, nas seguintes referências: Dubar (1997, 2005), Hall (2006), Gadamer (1999, 2005), Brzezinski (1996, 2011), Franco, Libâneo e Pimenta (2007, 2011), Libâneo ( 2001, 2006, 2010, 2018, 2021), Nóvoa (2009, 2017), Placco, Souza e Almeida (2012, 2015, 2021), Portilho (2011), Portilho et al. (2018), entre outros. Com base nos resultados, evidencia que o processo de constituição do pedagogo escolar ocorre por meio: (i) das experiências pessoais, acadêmicas e profissionais; (ii) do exercício de sua prática profissional; (iii) do enfrentamento dos desafios no cotidiano escolar. Dentre os achados da pesquisa, destaca-se que a rotatividade dos professores (PSS) pode ocasionar descontinuidade do trabalho pedagógico, provocando sentimento de descontentamento, frustração em relação ao trabalho desenvolvido pelo pedagogo por não conseguir efetivar as ações planejadas, como foi verificado na Escola “A”. Quanto aos elementos constituintes da identidade profissional, destaca os seguintes: experiências formativas, prática reflexiva, formação continuada, prática profissional e aprendizagens colaborativas. Conclui que a proposta de formação continuada ofertada ao pedagogo escolar contribuiu para ressignificar e fortalecer a identidade profissional das pedagogas, à medida que transcende a compreensão daquele profissional que cumpre e executa as tarefas sem reflexão crítica, para aquele que questiona, reflete sua prática profissional, ressignifica suas ações pedagógicas e se reconhece como articulador do processo educativo. Além disso, a formação continuada provocou reflexões acerca do aperfeiçoamento profissional, a exemplo disso, é que, no início desse processo, as pedagogas começaram como especialistas, e, com a participação na formação continuada, ingressaram no mestrado em educação.


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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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