AUTOR: Ana Lucia de Araújo Claro
RESUMO: O estudo sobre a formação continuada do pedagogo escolar tem aumentando nos últimos anos, levando em consideração que o pedagogo escolar tem papel social de suma importância nos processos de ensino e de aprendizagem e na formação continuada dos docentes. Esta tese tem como objetivo geral analisar criticamente a relevância da formação continuada de pedagogo na constituição de seu processo identitário, mediante a participação em uma proposta de formação continuada desenvolvida pelo grupo de pesquisa GAE, com vistas a contribuir para o fortalecimento da ressignificação de sua identidade profissional. Tem como objetivos específicos: compreender a função do pedagogo escolar no cenário do estado do Paraná e seu processo de constituição identitária, tendo como referência o contexto de sua prática profissional; identificar os desafios da prática profissional do pedagogo escolar, a partir da participação em um programa de formação continuada; interpretar elementos que caracterizam a identidade profissional das pedagogas que participaram do programa de formação continuada, mediante o exercício de sua prática profissional. A pesquisa é qualitativa, com perspectiva fenomenológica hermenêutica, tomando como base a pesquisa longitudinal, já que faz parte de um projeto maior e foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa GAE em várias etapas. A primeira etapa (2018) refere-se ao programa de formação continuada ofertado aos pedagogos escolares; a segunda etapa (2019), a assessorias pedagógicas aos pedagogos com vistas à elaboração do projeto de formação continuada da escola de origem; a terceira (2020), a assessorias realizadas para o desenvolvimento do projeto de formação continuada; a quarta (2021), à assessoria à equipe pedagógica, e, na última etapa (2022), foi realizada mentoria com as pedagogas. Para coleta de dados da pesquisa, foram utilizados o Protocolo de Observação: dos Encontros de Formação com pedagogos, das Assessorias Pedagógicas, dos Conselhos de Classe, as entrevistas semiestruturadas, a análise documental do Projeto de formação continuada e o memorial. A fundamentação teórica está respaldada, em especial, nas seguintes referências: Dubar (1997, 2005), Hall (2006), Gadamer (1999, 2005), Brzezinski (1996, 2011), Franco, Libâneo e Pimenta (2007, 2011), Libâneo ( 2001, 2006, 2010, 2018, 2021), Nóvoa (2009, 2017), Placco, Souza e Almeida (2012, 2015, 2021), Portilho (2011), Portilho et al. (2018), entre outros. Com base nos resultados, evidencia que o processo de constituição do pedagogo escolar ocorre por meio: (i) das experiências pessoais, acadêmicas e profissionais; (ii) do exercício de sua prática profissional; (iii) do enfrentamento dos desafios no cotidiano escolar. Dentre os achados da pesquisa, destaca-se que a rotatividade dos professores (PSS) pode ocasionar descontinuidade do trabalho pedagógico, provocando sentimento de descontentamento, frustração em relação ao trabalho desenvolvido pelo pedagogo por não conseguir efetivar as ações planejadas, como foi verificado na Escola “A”. Quanto aos elementos constituintes da identidade profissional, destaca os seguintes: experiências formativas, prática reflexiva, formação continuada, prática profissional e aprendizagens colaborativas. Conclui que a proposta de formação continuada ofertada ao pedagogo escolar contribuiu para ressignificar e fortalecer a identidade profissional das pedagogas, à medida que transcende a compreensão daquele profissional que cumpre e executa as tarefas sem reflexão crítica, para aquele que questiona, reflete sua prática profissional, ressignifica suas ações pedagógicas e se reconhece como articulador do processo educativo. Além disso, a formação continuada provocou reflexões acerca do aperfeiçoamento profissional, a exemplo disso, é que, no início desse processo, as pedagogas começaram como especialistas, e, com a participação na formação continuada, ingressaram no mestrado em educação.
Deixe um comentário