AUTOR: Lisandra Babireski Barcia da Silva
RESUMO: Esta dissertação aborda a questão do stress na carreira docente e a importância da formação continuada para os novos tempos como apoio ao educador, destacando a necessidade da formação para uma prática efetiva e a busca do bem-estar. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o nível de saúde, tanto física quanto psicológica, entre professores da educação básica durante a pandemia da COVID-19, com vistas à proposição de diretrizes para um modelo de formação continuada, voltado à prevenção do stress e ao bem-estar docente. As concepções teóricas consultadas acerca do tema em questão tiveram como base os autores: Amorim (2008), Benevides Pereira (2011), Codo (2006), Jesus (2007), Lipp (2000), Libâneo (2011), Portilho (2020), Sampaio (2008), Tardif (2020), entre outros. A metodologia de pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica hermenêutica. Nela, participaram 22 professores da educação básica da escola local de pesquisa. Os instrumentos para coleta de dados foram a rede de conversa online, a aplicação do Questionário de Saúde Docente – QSD (Sampaio, 2021) e a mentoria como prática de apoio docente. Como resultados, constatou-se que os professores viveram momentos desafiadores, em que sentiam a necessidade de serem ouvidos, bem como, apresentaram alterações na saúde física e psicológica durante a pandemia da COVID-19, com nível de stress elevado – além de não receberem apoio no que tange ao cuidado docente, levando-nos a confirmar a necessidade de intervenção através de formação continuada com vistas a prevenção do stress docente.
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