AUTOR: Rose Maria Zaionz da Rocha Carvalho
RESUMO: Esse estudo teve como objetivo analisar as contribuições dos programas de formação continuada desenvolvidos nos últimos seis anos pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED), aos pedagogos do Núcleo de Curitiba, com vistas a apresentar indicadores para um programa de formação continuada. O pedagogo é o profissional no interior das instituições educativas responsável pela formação continuada dos docentes, sendo, portanto, necessário, a busca constante pela qualificação. A pesquisa foi realizada com 18 professores pedagogos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo 16 questões, com perguntas fechadas e abertas. A metodologia adotada foi a qualitativa na visão da fenomenologia hermenêutica. Os resultados evidenciaram que o trabalho do pedagogo ultrapassa o fazer pedagógico, em muitas situações tornasse técnico e pouco reflexivo. As atribuições aferidas ao pedagogo estabelecidas nos editais de concurso, sofreram alterações, sendo implementadas novas tarefas a partir de instruções normativas. Na pesquisa com os pedagogos da Rede Estadual de Educação foi constatado que há oferta de formações continuadas, porém sem considerar as reais necessidades de cada estabelecimento de ensino. Também não há efetiva preocupação com a formação do pedagogo, considerando que o mesmo é o articulador de toda a formação continuada dentro do contexto escolar, há equívocos ao considerar repasse de informações e instruções como processo formativo. No período da pandemia do Covid-19, foram implementadas novas tecnologias com o uso de aplicativos e programas para os encaminhamentos pedagógicos, porém sem a capacitação dos pedagogos. A prática da tutoria pedagógica é considerada pela mantenedora como formação continuada, porém as ações desencadeadas pelos tutores não oportunizam a reflexão sobre os processos. O padrão utilizado pela mantenedora, não oportuniza a autorreflexão do pedagogo e da equipe de docentes por ele direcionada, à luz dos teóricos e diante das necessidades formativas demonstradas no relato dos pedagogos na pesquisa, esta dissertação apresenta alguns indicadores, destaca o programa de tutoria, prática já adotada pela SEED, ponderando a necessidade de reflexão e emancipação para o desenvolvimento profissional.
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