DISSERTAÇÃO: O pedagogo escolar e a formação de professores na rede estadual do Paraná: indicadores para a formação continuada

AUTOR: Rose Maria Zaionz da Rocha Carvalho

RESUMO: Esse estudo teve como objetivo analisar as contribuições dos programas de formação continuada desenvolvidos nos últimos seis anos pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED), aos pedagogos do Núcleo de Curitiba, com vistas a apresentar indicadores para um programa de formação continuada. O pedagogo é o profissional no interior das instituições educativas responsável pela formação continuada dos docentes, sendo, portanto, necessário, a busca constante pela qualificação. A pesquisa foi realizada com 18 professores pedagogos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo 16 questões, com perguntas fechadas e abertas. A metodologia adotada foi a qualitativa na visão da fenomenologia hermenêutica. Os resultados evidenciaram que o trabalho do pedagogo ultrapassa o fazer pedagógico, em muitas situações tornasse técnico e pouco reflexivo. As atribuições aferidas ao pedagogo estabelecidas nos editais de concurso, sofreram alterações, sendo implementadas novas tarefas a partir de instruções normativas. Na pesquisa com os pedagogos da Rede Estadual de Educação foi constatado que há oferta de formações continuadas, porém sem considerar as reais necessidades de cada estabelecimento de ensino. Também não há efetiva preocupação com a formação do pedagogo, considerando que o mesmo é o articulador de toda a formação continuada dentro do contexto escolar, há equívocos ao considerar repasse de informações e instruções como processo formativo. No período da pandemia do Covid-19, foram implementadas novas tecnologias com o uso de aplicativos e programas para os encaminhamentos pedagógicos, porém sem a capacitação dos pedagogos. A prática da tutoria pedagógica é considerada pela mantenedora como formação continuada, porém as ações desencadeadas pelos tutores não oportunizam a reflexão sobre os processos. O padrão utilizado pela mantenedora, não oportuniza a autorreflexão do pedagogo e da equipe de docentes por ele direcionada, à luz dos teóricos e diante das necessidades formativas demonstradas no relato dos pedagogos na pesquisa, esta dissertação apresenta alguns indicadores, destaca o programa de tutoria, prática já adotada pela SEED, ponderando a necessidade de reflexão e emancipação para o desenvolvimento profissional.


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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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