TESE: Formação atuação e processo de mentoria: o professor da eja no contexto da educação digital em tempos de pandemia

AUTOR: Marcelo Bolfe

RESUMO: Ao considerar os professores como profissionais responsáveis pelo processo de  ensino e aprendizagem frente ao momento da pandemia da Covid-19, a presente  pesquisa teve como objetivo analisar a formação continuada do professor da EJA com vistas à prática efetiva de utilização de tecnologias no momento da pandemia da  Covid-19, no contexto da Educação Digital. A sustentação teórica sobre Educação  Digital ocorreu por meio dos estudos de Behar (2020), Kenski (2003), Moreira (2020), Moran (2019, Rodrigues et al. (2011), Santos (2018) e Valente (2014), entre outros. A fundamentação a respeito da atuação do professor na modalidade EJA é embasada  nos estudos de Arroyo (2005), Cagliari (2008), Gadotti (2009), Cunha Júnior et al. (2020), Paludo (2021) e Zabala (1998). Por sua vez, a formação continuada de professores está apoiada nos estudos de Pires et al. (2020), Nóvoa (1995) e Piconez  (1995), entre outros. A metodologia é pesquisa qualitativa com abordagem descritiva. Participaram da pesquisa 21 professores atuantes no Centro Estadual de Educação  Básica para Jovens e Adultos localizado no município de Almirante Tamandaré – PR.  Para a realização da pesquisa foram utilizados cinco instrumentos de coleta de dados: 1) questionário semiestruturado; 2) chat dos encontros; 3) aplicativos utilizados nos encontros; 4) questionário de avaliação do processo de formação e 5) mentorias.  Como resultados, constatou-se que o momento vivenciado pela pandemia da Covid19 mostrou que os professores têm experienciado desafios com problemas significativos, como: o difícil acesso à internet por parte dos professores e dos alunos, a falta de equipamentos tecnológicos apropriados em suas práticas pedagógicas e a falta de formação específica em estratégias didáticas que utilizam tecnologias para os professores.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com