DISSERTAÇÃO: Metacognição e formação continuada de pedagogos escolares

AUTOR: Henrique Costa Brojato 

RESUMO: Esta dissertação teve como tema principal a metacognição e a formação continuada  de pedagogos escolares. Seu objetivo foi analisar criticamente o impacto de um programa de formação continuada em relação ao processo metacognitivo de pedagogos escolares. Teve como objetivos específicos: (1) verificar como pedagogos escolares fazem uso de estratégias metacognitivas ao longo de um programa de formação continuada; (2) conceituar a importância da formação  continuada de pedagogos escolares e; (3) identificar as ressonâncias do processo  de formação continuada nas representações verbalizadas pelos pedagogos  escolares participantes da pesquisa. O lócus da pesquisa foi um Programa de Formação Continuada de Pedagogos Escolares, compreendido como a primeira  etapa da pesquisa “Aprendizagem e Conhecimento da Identidade Profissional do  Pedagogo”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa “Aprendizagem e Conhecimento  na Prática Docente”, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação  da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A sustentação teórica  sobre o constructo metacognitivo aconteceu por meio dos estudos de Flavell (1979),  Flavell, Miller e Miller (1999), Mayor, Suengas e Marques (1995), Portilho (2009),  Nelson e Narens (1996), Jou e Sperb (2006), Grendene (2007), Balçikanli (2011),  Ribeiro (2003) e Rocha e Malheiro (2018). A fundamentação teórica sobre a atuação do pedagogo escolar está baseada em Pimenta (2011), Libâneo (2010; 2011), Pinto  (2011), Freire (1996), Haddad (2016) e Fonseca (2018). Por fim, a sustentação teórica sobre formação continuada aconteceu por meio dos estudos de Alarcão  (1996), Ferreira (2014), Gatti et. al (2011), Portilho e Medina (2014) e Portilho e  Tescarolo (2015). A metodologia teve caráter qualitativo, de abordagem fenomenológica e hermenêutica (SEVERINO, 2007). Participaram do programa de formação continuada 16 pedagogos escolares, atuantes em diferentes contextos e seguimentos da educação básica, de escolas privadas e públicas, localizadas no  município de Curitiba e Região Metropolitana. Foram utilizados para coleta de dados  um instrumento de Avaliação Metacognitiva desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa,  aplicado em todos os encontros formativos realizados; protocolo de observação de  temática e dinâmica, aplicado em todos os encontros e por diferentes pesquisadores  que compunham o Grupo de Pesquisa; e um formulário on-line, aplicado a 3 juízes especialistas, para avaliar o conteúdo do instrumento de Avaliação Metacognitiva  utilizado nos encontros, após as aplicações realizadas. Como resultados, foi possível identificar que 69% dos participantes demonstraram o desenvolvimento  metacognitivo esperado como consequência dos encontros realizados, corroborando  com os resultados quantitativos demonstrados. Isso quer dizer que houve impacto gerado pela intervenção, principalmente no que diz respeito ao monitoramento metacognitivo e tomada de consciência da utilização de estratégias cognitivas de reflexividade, consciência de realidade e atitudes/pensamentos, condição para o  controle, autorregulação e transformação da prática cotidiana. Considero, diante dos resultados, a importância de maiores estudos sobre a articulação entre perspectiva  formativa metacognitiva e formação continuada de pedagogos escolares, já que tal  articulação se mostrou, além de possível, promotora da tomada de consciência  sobre a identidade profissional, reverberando na utilização de estratégias metacognitivas para a autorregulação e transformação da prática.


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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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