TESE: A relação recíproca entre o pedagogo e cultura escolar em uma escola estadual de Curitiba-PR os impactos da pandemia o COVID-19

Ao considerar os pedagogos como os principais profissionais que contribuem para a formação de professores e encontram-se associados à cultura da instituição, esta tese objetiva interpretar como a cultura escolar impacta nas práticas e rituais, nas relações profissionais e interpessoais e na formação continuada do pedagogo escolar de uma instituição estadual de Curitiba-PR e o contexto pandêmico de 2020/2021. A metodologia de abordagem fenomenológica hermenêutica, na modalidade estudo de caso, apresenta a construção de dados de forma longitudinal em três etapas da Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Identidade Profissional do Pedagogo, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente do Programa Stricto Sensu em Educação da PUCPR. A primeira etapa foi um programa de formação continuada oferecido a 16 pedagogos da Educação Básica; a segunda etapa consistiu em assessorias pedagógicas; e na terceira etapa, a pesquisa foi direcionada a uma escola da rede pública estadual de Curitiba – PR. Como instrumentos para coleta de dados da pesquisa foram utilizados o Protocolo de Observação de um Encontro de Formação com pedagogos, o Protocolo de Observação das Assessorias Pedagógicas, o Protocolo de Observação dos Conselhos de Classe, as entrevistas semiestruturadas, a análise documental do Projeto Político Pedagógico e o questionário on-line. As categorias elencadas para análise dos dados foram: práticas e rituais, relações profissionais e interpessoais e formação continuada do pedagogo escolar. A fundamentação teórica está apoiada em: Gadamer (1999, 2007), Geertz (1978), Libâneo, (2001, 2010, 2018), Nóvoa (1995a, 1995b, 2009), Placco (2004, 2008, 2009), Portilho (2011), Portilho et al. (2018), Saviani (1999, 2008), Schein (1992), Viñao Frago (1995, 2001), Yin (2010), entre outros. Os resultados evidenciaram a ausência de formação continuada específica para o pedagogo das escolas estaduais do Paraná e, ao mesmo tempo, o reconhecimento dessa formação como sendo essencial em razão das demandas atuais, da produção do conhecimento para a realização de ações concretas e coletivas na escola. A cultura escolar da instituição revelou que a escola é um canal de socorro e uma referência para a comunidade pelos serviços prestados e que estes se sobrepõem ao ensino oferecido. Os pedagogos apontam dificuldades para a mudança da cultura que se institui num sistema de moeda de troca devido às políticas públicas da rede estadual de ensino amparadas pela escola, favorecendo a rotatividade dos professores. As dificuldades dos estudantes com a conexão das tecnologias digitais acentuaram as desigualdades de acesso à educação durante a pandemia da COVID-19, período em que a escola desenvolveu ações relacionadas ao acesso dos alunos às plataformas de ensino em detrimento às ações voltadas para o processo de ensino aprendizagem. As práticas e os rituais, as relações interpessoais e profissionais e a formação continuada do pedagogo impactaram, num movimento recíproco, na cultura escolar dessa instituição e foram potencializados pelo contexto pandêmico de 2020/2021. As experiências, as escolhas, as necessidades, os interesses e as interpretações que os profissionais realizam são reflexos da sua cultura e da cultura da escola em um movimento dialético, que se chocam e se modificam continuamente.


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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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