Autoras:
Giovanna Beatriz Kalva Medina – PUCPR
Evelise Maria Labatut Portilho – PUCPR
Resumo:
Resumo
O presente artigo faz parte da pesquisa “Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa”, vinculada ao programa de Mestrado em Educação da PUCPR. O seu objetivo é apresentar uma proposta de formação continuada para professoras da educação infantil, sensibilizando-as a se perceberem pesquisadoras de suas práticas. Marcelo (1999), Tardif (2006), Oliveira-Formosinho (2009), Nóvoa (1992), Freire (1996), dentre outros autores, foram utilizados no referencial teórico. A pesquisa foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba/PR, envolvendo 16 professoras e 16 educadoras no período de julho a novembro de 2010, onde foram realizados 6 encontros de intervenção. A pesquisa ainda não foi concluída, porém para fazer a interpretação parcial dos dados, foram descritas as avaliações dos encontros, onde os resultados apontaram que as professoras/educadoras dão indícios de aprendizagem, principalmente quando relembram situações do seu dia-a-dia. Pode-se dizer que houve uma ressignificação da prática a partir do resgate de memórias, do conteúdo aprendido e das trocas com os pares.
Para ler o artigo na íntegra, clique no link abaixo.
Artigo: Uma metodologia de formação continuada para professores da educação infantil
Deixe um comentário