Foi trabalhado nesse encontro capítulo 3 (Estratégias de aprendizagem) do livro “Alfabetização”.
Alguns aspectos abordados pelo grupo:
- Para Pozzo (2002, p.32) na sociedade de informação, o capital humano e a capacidade de aprendizagem devem ser privilegiados.
- Capital humano é tudo aquilo que pode contribuir com a humanidade, são as condições básicas do indivíduo como cidadão, é a capacidade de aprendizagem, seus recursos humanos e valores construídos coletivamente.
- A aprendizagem é um processo humano, que é estabelecido na interação entre aquele que aprende e o objeto de aprendizagem. Na interação tanto o sujeito quanto o objeto se modificam.
- A aprendizagem implícita acontece independentemente das tentativas conscientes para aprender, como acontece com crianças pequenas e animais. A aprendizagem é considerada explícita quando o indivíduo já tem consciência do que aprendeu.
- Carrasco foi o autor que fundamentou o olhar sobre as estratégias de aprendizagem do alfabetizando e que apoiou o grupo de pesquisadores em estudo. São elas: estratégias de personalização, de atenção, de memorização, de processamento da informação e metacognitivas.
- Estratégias de personalização: referem-se ao caráter criativo de cada indivíduo. É a capacidade de refletir e aplicar o que foi aprendido em suas novas experiências.
- Estratégias de atenção: favorecem o controle ou direção do sistema cognitivo. É um processo que precisa ser ensinado.
Deixe um comentário