O presente artigo apresenta os resultados referentes à identificação dos desafios na prática pedagógica do pedagogo em formação continuada, oriundos de escolas municipais, estaduais e privadas do município de Curitiba e região metropolitana do Paraná/Brasil. A metodologia de pesquisa utilizada é de caráter fenomenológico hermenêutico, em que participaram do programa de formação continuada dezesseis pedagogos que atuavam na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e em programa de formação. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados o protocolo de observação desenvolvido pela pesquisa “Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada” e um roteiro de entrevista semiestruturada. Como resultados evidenciou-se a necessidade de outros programas de formação continuada que tenham como ponto de partida a valorização das aprendizagens oriundas de experiências dos pedagogos, pois vários são os desafios que se apresentam no cotidiano escolar como: atender as demandas emergenciais, realizar e cumprir o plano de trabalho do pedagogo e ser capaz de mediar conflitos de modo dialógico e eficaz. Diante dos resultados apresentados, se faz necessário pensar e propor programas de formação continuada que instiguem os pedagogos a reconhecer seu papel e importância dentro da escola e no processo de ensino e aprendizagem.
Desafios da prática pedagógica do pedagogo em formação continuada. Brazilian Journal of Development
por
Deixe um comentário