Autor: Marcelo Bolfe
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Resumo: Ao considerar os professores como profissionais responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem frente ao momento da pandemia da Covid-19, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a formação continuada do professor da EJA com vistas à prática efetiva de utilização de tecnologias no momento da pandemia da Covid-19, no contexto da Educação Digital. A sustentação teórica sobre Educação
Digital ocorreu por meio dos estudos de Behar (2020), Kenski (2003), Moreira (2020), Moran (2019, Rodrigues et al. (2011), Santos (2018) e Valente (2014), entre outros. A fundamentação a respeito da atuação do professor na modalidade EJA é embasada nos estudos de Arroyo (2005), Cagliari (2008), Gadotti (2009), Cunha Júnior et al. (2020), Paludo (2021) e Zabala (1998). Por sua vez, a formação continuada de professores está apoiada nos estudos de Pires et al. (2020), Nóvoa (1995) e Piconez (1995), entre outros. A metodologia é pesquisa qualitativa com abordagem descritiva. Participaram da pesquisa 21 professores atuantes no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos localizado no município de Almirante Tamandaré – PR. Para a realização da pesquisa foram utilizados cinco instrumentos de coleta de dados: 1) questionário semiestruturado; 2) chat dos encontros; 3) aplicativos utilizados nos encontros; 4) questionário de avaliação do processo de formação e 5) mentorias. Como resultados, constatou-se que o momento vivenciado pela pandemia da Covid19 mostrou que os professores têm experienciado desafios com problemas significativos, como: o difícil acesso à internet por parte dos professores e dos alunos, a falta de equipamentos tecnológicos apropriados em suas práticas pedagógicas e a falta de formação específica em estratégias didáticas que utilizam tecnologias para os professores.
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