Autor: Henrique Costa Brojato.
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Resumo: Esta dissertação teve como tema principal a metacognição e a formação continuada de pedagogos escolares. Seu objetivo foi analisar criticamente o impacto de um programa de formação continuada em relação ao processo metacognitivo de pedagogos escolares. Teve como objetivos específicos: (1) verificar como pedagogos escolares fazem uso de estratégias metacognitivas ao longo de um programa de formação continuada; (2) conceituar a importância da formação continuada de pedagogos escolares e; (3) identificar as ressonâncias do processo de formação continuada nas representações verbalizadas pelos pedagogos escolares participantes da pesquisa. O lócus da pesquisa foi um Programa de Formação Continuada de Pedagogos Escolares, compreendido como a primeira etapa da pesquisa “Aprendizagem e Conhecimento da Identidade Profissional do Pedagogo”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa “Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente”, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A sustentação teórica sobre o constructo metacognitivo aconteceu por meio dos estudos de Flavell (1979), Flavell, Miller e Miller (1999), Mayor, Suengas e Marques (1995), Portilho (2009), Nelson e Narens (1996), Jou e Sperb (2006), Grendene (2007), Balçikanli (2011), Ribeiro (2003) e Rocha e Malheiro (2018). A fundamentação teórica sobre a atuação do pedagogo escolar está baseada em Pimenta (2011), Libâneo (2010; 2011), Pinto (2011), Freire (1996), Haddad (2016) e Fonseca (2018). Por fim, a sustentação teórica sobre formação continuada aconteceu por meio dos estudos de Alarcão (1996), Ferreira (2014), Gatti et. al (2011), Portilho e Medina (2014) e Portilho e Tescarolo (2015). A metodologia teve caráter qualitativo, de abordagem fenomenológica e hermenêutica (SEVERINO, 2007). Participaram do programa de formação continuada 16 pedagogos escolares, atuantes em diferentes contextos e seguimentos da educação básica, de escolas privadas e públicas, localizadas no município de Curitiba e Região Metropolitana. Foram utilizados para coleta de dados um instrumento de Avaliação Metacognitiva desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa, aplicado em todos os encontros formativos realizados; protocolo de observação de temática e dinâmica, aplicado em todos os encontros e por diferentes pesquisadores que compunham o Grupo de Pesquisa; e um formulário on-line, aplicado a 3 juízes especialistas, para avaliar o conteúdo do instrumento de Avaliação Metacognitiva utilizado nos encontros, após as aplicações realizadas. Como resultados, foi possível identificar que 69% dos participantes demonstraram o desenvolvimento metacognitivo esperado como consequência dos encontros realizados, corroborando com os resultados quantitativos demonstrados. Isso quer dizer que houve impacto gerado pela intervenção, principalmente no que diz respeito ao monitoramento metacognitivo e tomada de consciência da utilização de estratégias cognitivas de reflexividade, consciência de realidade e atitudes/pensamentos, condição para o controle, autorregulação e transformação da prática cotidiana. Considero, diante dos resultados, a importância de maiores estudos sobre a articulação entre perspectiva formativa metacognitiva e formação continuada de pedagogos escolares, já que tal articulação se mostrou, além de possível, promotora da tomada de consciência sobre a identidade profissional, reverberando na utilização de estratégias metacognitivas para a autorregulação e transformação da prática.
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