Dissertação: A mediação na relação pedagogo e professor: a experiência de um programa de formação continuada.

Autora: Layza Karla Miliorini

Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho

Resumo: Esta dissertação teve como objetivo analisar criticamente a mediação, na ótica do pedagogo escolar, entre o trabalho pedagógico e docente, a partir de um Programa de Formação Continuada. O lócus da pesquisa foi a realização de um Programa de Formação Continuada, que compreende a primeira etapa da pesquisa “Aprendizagem e Conhecimento da Identidade Profissional do Pedagogo”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa “Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente”, do Programa Stricto Sensu em Educação da PUCPR. A sustentação teórica sobre o Pedagogo Escolar e Formação Continuada aconteceu por meio dos estudos de Placco, Almeira, Souza (2006, 2011, 2014, 2016), Rosa (2017), Vasconcellos (2019), Domingues (2014), Libâneo (2010, 2004), Nóvoa (1995), Imbernón (2010, 2011), Batista e Portilho (2020) e Pimenta (2011). A fundamentação teórica sobre mediação no processo de aprendizagem e ensino foi baseada em Vygotsky (2007, 2009), Buber (2001, 2014), Fernández (2001), Rego (2014), Portilho, Parolin (2008) e Claxton (2019). A metodologia adotada nesta dissertação é de caráter qualitativo com uma abordagem fenomenológica hermenêutica (SCHMIDT, 2015; RIBEIRO, 1991; MINAYO, 2012), o que permitiu a compreensão do discurso e um olhar interpretativo sobre os dados. Participaram do Programa de Formação Continuada 16 pedagogos que atuam em diferentes etapas da educação básica, escolas públicas e/ou privadas, nos municípios Curitiba e região metropolitana. instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o protocolo de observação de um dos encontros da formação continuada para os pedagogos (cujo tema era Mediação no Processo de Ensino e Aprendizagem), o questionário aplicado aos professores pelos pedagogos em formação e a entrevista semiestruturada. Como resultados revelou-se a existência de problemas relacionais entre pedagogos e professores e, consequentemente, pouca mediação sobre os processos de ensino e aprendizagem. Isso pode estar relacionado à rotina acelerada, aos afazeres burocráticos e administrativos e às funções extras e imediatistas que fazem parte do cotidiano do pedagogo. As poucas aproximações desse profissional com o professor acontecem no momento do planejamento, nas conversas informais e nas formações na escola. Porém, ao mesmo tempo que os participantes relevam essas aproximações, afirmam que, em virtude da demanda, essas ações acontecem conforme a necessidade, o que coloca a mediação do pedagogo com o professor em segundo plano. Conclui-se que para a mediação pedagógica ser estabelecida ou fortificada são necessários profissionais que reflitam sobre seu próprio trabalho, planejem e intencionem suas práticas, ao invés de a todo tempo resolverem questões que fogem de sua alçada.

Leia a dissertação completa aqui


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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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