Dissertação: O pedagogo escolar em formação continuada: um olhar para a avaliação e o registro da aprendizagem.

Autora: Danielle Fátima Adada Oresten

Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente a compreensão do pedagogo escolar, em formação continuada, em relação à avaliação e ao registro das aprendizagens discentes e a sua própria prática. Para tanto, definiu-se como lócus da pesquisa um Programa de Formação Continuada que compreende a primeira etapa da Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Identidade Profissional do Pedagogo, iniciada em 2018 e desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente do Programa Stricto Sensu em Educação PUCPR. A metodologia adotada nesta dissertação é de caráter qualitativo (Minayo, 2002) com uma abordagem fenomenológica hermenéutica (Schmidt, 2014). que permite lançar um olhar interpretativo sobre os dados, alcançando-se assim conclusões que estejam articuladas ao objetivo proposto. Como instrumentos para coleta de dados de pesquisa, fora foram utilizados o protocolo de observação do 8º encontro do Programa de da Formação Continuada, chamado Registro e Avaliação da Aprendizagem e quatro questões entrevista semiestruturada. A fundamentação teórica está apoiada em autores como: Brzezinski (1996), Clementi (2001), Cruz (2008), Franco (2008), Libánco, (2001, 2006, 2010), Nóvoa (1995), Pimenta (1995, 2002), Placco e Almeida (2011), Esteban (2001, 2004), escolares Freire (1996), Fujikawa (2012) Hadji (2001). Hoffmann (2007), Luckesi (2011), Ostetto, (1999), Sa (2017), Perrenoud Sá-Chaves (2004), Vasconcellos (2003). Villas Boas (2009), Warschauer (2001), Zabalza (2004). Participaram da pesquisa 16 pedagogos atuantes na função de coordenação pedagógica nas três etapas da educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na categorização dos dados do encontro surgiram duas categorias: relacionamento e autorreflexão. Na categorização das entrevistas foram descritas três categorias, sendo elas: organização do trabalho pedagógico, desafios da função e instrumentos registro e avaliação. Para a descrição e interpretação dos dados, bem o os resultados. como os autores que subsidiaram foram Libanco, (2001, 2006, 2010), Luckesi (2011), Orsolon (2002), Ostetto (2017), Portilho (2011), entre outros. Os resultados evidenciam que as formas de registrar a aprendizagem discente se apresentam centradas na escrita, no controle de frequência e no lançamento de notas, sendo que, o instrumento mais utilizado entre todos os citados foi o Registro de Classe Online-RCO, utilizado pela SEED PR. O acompanhamento e a participação do pedagogo escolar no processo de construção do registro e na avaliação da aprendizagem discente são realizados de forma secundária, não sendo prioridade dentre as diversas tarefas que cominam na função que esse profissional exerce. Identificou-se que a ata é o tipo de registro mais utilizado pelo pedagogo escolar. Considera-se que a formação continuada para o pedagogo escolar é essencial para a ressignificação de suas práticas, o que possibilita mudanças em toda escola, principalmente ao que se refere aos processos de avaliação e registro das aprendizagens discentes.

Leia a dissertação completa aqui


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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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