Autora: Danielle Fátima Adada Oresten
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente a compreensão do pedagogo escolar, em formação continuada, em relação à avaliação e ao registro das aprendizagens discentes e a sua própria prática. Para tanto, definiu-se como lócus da pesquisa um Programa de Formação Continuada que compreende a primeira etapa da Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Identidade Profissional do Pedagogo, iniciada em 2018 e desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente do Programa Stricto Sensu em Educação PUCPR. A metodologia adotada nesta dissertação é de caráter qualitativo (Minayo, 2002) com uma abordagem fenomenológica hermenéutica (Schmidt, 2014). que permite lançar um olhar interpretativo sobre os dados, alcançando-se assim conclusões que estejam articuladas ao objetivo proposto. Como instrumentos para coleta de dados de pesquisa, fora foram utilizados o protocolo de observação do 8º encontro do Programa de da Formação Continuada, chamado Registro e Avaliação da Aprendizagem e quatro questões entrevista semiestruturada. A fundamentação teórica está apoiada em autores como: Brzezinski (1996), Clementi (2001), Cruz (2008), Franco (2008), Libánco, (2001, 2006, 2010), Nóvoa (1995), Pimenta (1995, 2002), Placco e Almeida (2011), Esteban (2001, 2004), escolares Freire (1996), Fujikawa (2012) Hadji (2001). Hoffmann (2007), Luckesi (2011), Ostetto, (1999), Sa (2017), Perrenoud Sá-Chaves (2004), Vasconcellos (2003). Villas Boas (2009), Warschauer (2001), Zabalza (2004). Participaram da pesquisa 16 pedagogos atuantes na função de coordenação pedagógica nas três etapas da educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na categorização dos dados do encontro surgiram duas categorias: relacionamento e autorreflexão. Na categorização das entrevistas foram descritas três categorias, sendo elas: organização do trabalho pedagógico, desafios da função e instrumentos registro e avaliação. Para a descrição e interpretação dos dados, bem o os resultados. como os autores que subsidiaram foram Libanco, (2001, 2006, 2010), Luckesi (2011), Orsolon (2002), Ostetto (2017), Portilho (2011), entre outros. Os resultados evidenciam que as formas de registrar a aprendizagem discente se apresentam centradas na escrita, no controle de frequência e no lançamento de notas, sendo que, o instrumento mais utilizado entre todos os citados foi o Registro de Classe Online-RCO, utilizado pela SEED PR. O acompanhamento e a participação do pedagogo escolar no processo de construção do registro e na avaliação da aprendizagem discente são realizados de forma secundária, não sendo prioridade dentre as diversas tarefas que cominam na função que esse profissional exerce. Identificou-se que a ata é o tipo de registro mais utilizado pelo pedagogo escolar. Considera-se que a formação continuada para o pedagogo escolar é essencial para a ressignificação de suas práticas, o que possibilita mudanças em toda escola, principalmente ao que se refere aos processos de avaliação e registro das aprendizagens discentes.
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