Autor: Helton Roberto Real
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar criticamente os elementos constituintes da identidade do pedagogo escolar no âmbito de um programa de formação continuada. Este programa de formação é a primeira etapa da pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação da Identidade do Pedagogo Escolar, iniciada em 2018, nas dependências da PUCPR. É um estudo de abordagem qualitativa Minayo (2013), e sustentada pela perspectiva fenomenológica hermenêutica (Ricouer, 2013). Como instrumentos para coleta dos dados de pesquisa, foram utilizados o protocolo de registro da observação do 2° encontro da Formação Continuada, denominado “Identidade Profissional” e três questões da entrevista semiestruturada. A fundamentação teórica está apoiada em autores como Dubar (1997, 2009, 2012), Imbernón (2009), Silva (2003), Placco, Almeida e Souza (2011), Brzezinski (1996, 2011), Imbernón (2010), Orsolon (2001), Portilho (2011), Souza (2001). Participaram da pesquisa 16 pedagogos escolares atuantes na função de coordenação pedagógica de diversos seguimentos. Na categorização dos dados do encontro foram identificadas 3 categorias: atuação, formação e identidade. Na categorização das entrevistas foram analisadas 5 categorias sendo elas: atribuição, atuação, formação, identidade e inexistência. Para a descrição e interpretação dos dados, bem como os resultados, os autores que subsidiaram foram as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (2006); Libâneo (2008); Placco, Almeida e Souza (2011); Correa (2016); Nogueira (2013); Lins (2016); Oliveira (2016). Os resultados evidenciam que a identidade do pedagogo escolar é frágil, derivada de uma formação inicial indefinida, precária e perpetua-se na formação continuada em serviço, quando existem poucos ou não existe a garantia de espaços de formação continuada. Consideramos que a formação identitária do pedagogo escolar fortalece a construção de sua identidade profissional e que assim ele também pode se constituir formador na instituição que atua.
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