Autor: Giovani de Paula Batista
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Resumo: Conhecer como os professores pensam e agem no contexto em que a prática de ensino acontece é um dos caminhos para que se possa pensar em processos de formação continuada mais condizentes com os desafios e necessidades da realidade escolar em que atuam. Com a intenção de interpretar a maneira como os docentes de Educação Física escolar compreendem e organizam o trabalho pedagógico, a presente pesquisa teve como objetivo refletir criticamente sobre o fazer e o saber fazer profissional desses professores em um programa de formação continuada. A sustentação teórica sobre Educação Física escolar ocorreu por meio dos estudos de Coletivo de Autores (1994), Bracht (2003), Paraná (2008), Nista-Piccolo e Moreira (2012), Kunz (2012), Betti (2013), Gariglio (2015) e Neira (2017). Já a fundamentação a respeito do processo de aprendizagem e ensino aconteceu mediante os estudos de Corrêa, Benda e Ugrinowitsch (2006). Tani (2011; 2013), Pinker (2012), Bandura e Azzi (2017) e Damásio (2017). Por sua vez, a formação continuada de professores está apoiada nos estudos de Tardif e Lessard, (2008), Gatti, Barreto e André (2009), Vaillant e Garcia (2012), Ferreira (2016), Portilho e Medina (2016), Portilho, Batista e Blanchet (2016). Antunesetal, (2017), entre outros. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo com enfoque fenomenológico hermenêutico, por oportunizar a compreensão do discurso e das ações desenvolvidas no contexto em que a prática docente acontece. Participaram da pesquisa 13 professores de Educação Física de 10 escolas da rede estadual de ensino, localizadas no município de Almirante Tamandaré-Paraná. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o Protocolo de Observação dos Encontros, entrevista semiestruturada e um questionário de avaliação do processo de formação desenvolvido. Recorreu-se à técnica de triangulação de métodos para a interpretação dos dados obtidos, por permitir a compreensão da estrutura dos processos e dos resultados de um programa de formação. Como resultados, constatou-se o predomínio do fazer em relação saber fazer docente, evidenciados na compreensão que possuem da Educação Física no contexto escolar, do processo de aprendizagem e ensino e da formação de professores. Concluiu-se que há necessidade de se pensar em programas de formação continuada em que os docentes sejam convidados a refletirem sobre o fazer profissional, reconhecendo nas próprias ações elementos que permitam a análise crítica, o domínio e a transformação do trabalho pedagógico.
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