Dissertação: O fazer e o saber fazer de professores de educação física escolar dentro de um programa de formação continuada.

Autor: Giovani de Paula Batista

Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho

Resumo: Conhecer como os professores pensam e agem no contexto em que a prática de ensino acontece é um dos caminhos para que se possa pensar em processos de formação continuada mais condizentes com os desafios e necessidades da realidade escolar em que atuam. Com a intenção de interpretar a maneira como os docentes de Educação Física escolar compreendem e organizam o trabalho pedagógico, a presente pesquisa teve como objetivo refletir criticamente sobre o fazer e o saber fazer profissional desses professores em um programa de formação continuada. A sustentação teórica sobre Educação Física escolar ocorreu por meio dos estudos de Coletivo de Autores (1994), Bracht (2003), Paraná (2008), Nista-Piccolo e Moreira (2012), Kunz (2012), Betti (2013), Gariglio (2015) e Neira (2017). Já a fundamentação a respeito do processo de aprendizagem e ensino aconteceu mediante os estudos de Corrêa, Benda e Ugrinowitsch (2006). Tani (2011; 2013), Pinker (2012), Bandura e Azzi (2017) e Damásio (2017). Por sua vez, a formação continuada de professores está apoiada nos estudos de Tardif e Lessard, (2008), Gatti, Barreto e André (2009), Vaillant e Garcia (2012), Ferreira (2016), Portilho e Medina (2016), Portilho, Batista e Blanchet (2016). Antunesetal, (2017), entre outros. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo com enfoque fenomenológico hermenêutico, por oportunizar a compreensão do discurso e das ações desenvolvidas no contexto em que a prática docente acontece. Participaram da pesquisa 13 professores de Educação Física de 10 escolas da rede estadual de ensino, localizadas no município de Almirante Tamandaré-Paraná. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o Protocolo de Observação dos Encontros, entrevista semiestruturada e um questionário de avaliação do processo de formação desenvolvido. Recorreu-se à técnica de triangulação de métodos para a interpretação dos dados obtidos, por permitir a compreensão da estrutura dos processos e dos resultados de um programa de formação. Como resultados, constatou-se o predomínio do fazer em relação saber fazer docente, evidenciados na compreensão que possuem da Educação Física no contexto escolar, do processo de aprendizagem e ensino e da formação de professores. Concluiu-se que há necessidade de se pensar em programas de formação continuada em que os docentes sejam convidados a refletirem sobre o fazer profissional, reconhecendo nas próprias ações elementos que permitam a análise crítica, o domínio e a transformação do trabalho pedagógico.

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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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