Autora: Ana Claudia Blanchet
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Resumo: O presente estudo tem como foco compreender a relação entre as características de aprendizagem mais presentes no perfil do professor e aluno. Parte-se do pressuposto de que a aprendizagem é uma atividade bidirecional na qual tanto o professor como o aluno são ao mesmo tempo aprendentes e ensinantes. Tem como objetivo geral analisar criticamente as características de aprendizagem dos alunos e professores dos anos iniciais do ensino fundamental e os vínculos estabelecidos neste processo. É um estudo de caráter qualitativo, de abordagem fenomenológica hermenêutica (COLTRO, 2000; TRIVIÑOS, 2011; RICOUER, 2005), que procura compreender os fenômenos a partir deles mesmos, por meio da descrição, do exercício reflexivo e interpretação do sentido do produto cultural no seu contexto. Os instrumentos selecionados para a investigação foram o Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (QHAEA), Inventário Portilho/Beltrami de estilos de aprendizagem para crianças, a técnica psicopedagógica par educativo e o protocolo de observação dos encontros. Apoiou-se em Minayo (2001) para análise e interpretação dos dados da pesquisa qualitativa e no software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para análise estatística dos dados. A fundamentação teórica está apoiada em autores como Claxton (2005); Pozo (2002; 2004), Kolb (1984); Alonso, Gallego e Honey (2007). Portilho (2003; 2011), Fernández (1991; 2008), Piaget (1980; 2012), Vygotsky (1991; 2008). Becker (2013), Pichon-Rivière (2007), Visca (1995; 1999,2010); entre outros. Participaram desse estudo 12 professoras 105 crianças de uma escola de Educação Básica que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Curitiba PR. Os resultados alcançados indicaram a predominância do estilo aprendizagem reflexivo nos professores e alunos e a presença de uma atitude centralizadora das docentes e passiva dos educandos frente à aprendizagem, que pode influenciar na qualidade das aprendizagens destes sujeitos, uma vez que, as mesmas ocorrem durante sala de aula processo educativo em sala de aula. Contudo, identificou-se que esta relação permeada por um vínculo regular a positivo, o que contribui para o desejo de de aprender do aluno. Desse modo, ao abordar a teoria dos Estilos de Aprendizagem, evidencia-se a relação direta com o ensino, considerando que ao tomar consciência do estilo predominante na sua aprendizagem, os professores, percebam, no seu estilo de ensinar, as influências de seu modo particular de aprender e o reflexo disso no aprender de seu aluno.
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