Dissertação: Estilos e vínculos de aprendizagem de alunos e professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal de Curitiba/Paraná.

Autora: Ana Claudia Blanchet

Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho

Resumo: O presente estudo tem como foco compreender a relação entre as características de aprendizagem mais presentes no perfil do professor e aluno. Parte-se do pressuposto de que a aprendizagem é uma atividade bidirecional na qual tanto o professor como o aluno são ao mesmo tempo aprendentes e ensinantes. Tem como objetivo geral analisar criticamente as características de aprendizagem dos alunos e professores dos anos iniciais do ensino fundamental e os vínculos estabelecidos neste processo. É um estudo de caráter qualitativo, de abordagem fenomenológica hermenêutica (COLTRO, 2000; TRIVIÑOS, 2011; RICOUER, 2005), que procura compreender os fenômenos a partir deles mesmos, por meio da descrição, do exercício reflexivo e interpretação do sentido do produto cultural no seu contexto. Os instrumentos selecionados para a investigação foram o Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (QHAEA), Inventário Portilho/Beltrami de estilos de aprendizagem para crianças, a técnica psicopedagógica par educativo e o protocolo de observação dos encontros. Apoiou-se em Minayo (2001) para análise e interpretação dos dados da pesquisa qualitativa e no software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para análise estatística dos dados. A fundamentação teórica está apoiada em autores como Claxton (2005); Pozo (2002; 2004), Kolb (1984); Alonso, Gallego e Honey (2007). Portilho (2003; 2011), Fernández (1991; 2008), Piaget (1980; 2012), Vygotsky (1991; 2008). Becker (2013), Pichon-Rivière (2007), Visca (1995; 1999,2010); entre outros. Participaram desse estudo 12 professoras 105 crianças de uma escola de Educação Básica que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Curitiba PR. Os resultados alcançados indicaram a predominância do estilo aprendizagem reflexivo nos professores e alunos e a presença de uma atitude centralizadora das docentes e passiva dos educandos frente à aprendizagem, que pode influenciar na qualidade das aprendizagens destes sujeitos, uma vez que, as mesmas ocorrem durante sala de aula processo educativo em sala de aula. Contudo, identificou-se que esta relação permeada por um vínculo regular a positivo, o que contribui para o desejo de de aprender do aluno. Desse modo, ao abordar a teoria dos Estilos de Aprendizagem, evidencia-se a relação direta com o ensino, considerando que ao tomar consciência do estilo predominante na sua aprendizagem, os professores, percebam, no seu estilo de ensinar, as influências de seu modo particular de aprender e o reflexo disso no aprender de seu aluno.

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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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