Autora: Suely Maria Maestri Brognoli
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar criticamente a relação entre os estilos de aprendizagem e os estilos de ensino de professores da educação superior do Curso de Direito de um Centro Universitário do Estado de Santa Catarina, com vistas a aprendizagem discente. A pesquisa apresentou abordagem qualitativa, com a visão fenomenológica hermenêutica, contando com a participação de vinte e nove professores de um Centro Universitário do Estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados por meio da aplicação do Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem e do Questionários Portilho/Banas de Estilos de ensino. Dentre os autores que contribuíram para a revisão teórica e análise dos dados, destacam-se Pozo (1998, 2002 e 2004), Bransford, Brown e Cocking (2007, Portilho (2004, 2009 e 2011), Claxton (2002, 2005), Kolb (1986), Geijo (2007), Alonso, Gallego e Honey (2012). Por meio deste estudo foi possível observar que o Estilo de Aprendizagem predominante neste grupo de professores é o reflexivo (55%), sendo que a maioria dos participantes não apresenta equilibrio entre os estilos de aprendizagem. Foi possível perceber que os professores desse contexto não foram instigados a refletir sobre suas aprendizagens e a influência destas na prática docente, o que denota um ensino voltado a técnica. No Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino os dados ficaram mais distribuídos, pois as pontuações não oscilaram como no Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem. Neste contexto foi possível fazer uma análise correlata, pois o levantamento parece revelar que há dicotomia entre o que os professores assinalaram com relação aos estilos de aprendizagem e ensino. Destaca-se que os professores do Curso de Direito em sua maioria não possuem formação pedagógica e sim, formação técnica, o que pode ter contribuído para este resultado em que sua forma de aprender não a mesma de ensinar.
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