Autora: Francine Stephani Wosniak
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Resumo: No Brasil há escassez de instrumentos formais e objetivos disponíveis para avaliação do processo de ensino e aprendizagem na área da Educação, especificamente no que concerne a identificação do perfil de aprendizagem dos adolescentes. A utilização de escalas para identificação dos estilos de aprendizagem dos adolescentes validados e adaptados para a cultura brasileira é fundamental, pois levam em consideração as características e particularidades da nossa sociedade e do nosso processo educacional, além de contribuir com os avanços na produção de conhecimento no país. A escala de estilos da aprendizagem CHAEA Jr foi desenvolvida por Juan Francisco Sotillo Delgado em 2012, sendo utilizado para identificar os estilos de aprendizagem de adolescentes. O objetivo do presente estudo foi realizar a tradução, adaptação transcultural e validação para o idioma português (cultura brasileira) do instrumento. Trata-se de estudo metodológico de validação de instrumento. O processo de tradução e adaptação transcultural foi baseado nos protocolos propostos por Beaton et al. (2007), Reichenheim e Moraes (2007) e Coulthard (2013), compreendendo as etapas de tradução, elaboração da versão pré-final do instrumento, teste da versão pré-final, discussão sobre os resultados do pré-teste, testes psicométricos e submissão da documentação ao comité de desenvolvedores para aprovação do processo de adaptação. Participaram desse estudo 527 estudantes de idades entre 12 até 18 anos, de ambos os sexos, de instituições de ensino da rede pública e particular do Município de Jaraguá do Sul – SC. Após as análises realizadas optou-se por manter a estrutura original da escala de estilos de aprendizagem. A versão final do CHAEA Jr apresentou-se viável, válida e confiável, podendo ser utilizada no Brasil para identificação dos estilos de aprendizagem dos adolescentes no ambiente onde a prática de ensino acontece.
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