Dissertação: Estilos de aprendizagem para adolescentes: tradução e adaptação transcultural de um instrumento para português e cultura brasileira

Autora: Francine Stephani Wosniak

Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho

Resumo: No Brasil há escassez de instrumentos formais e objetivos disponíveis para avaliação do processo de ensino e aprendizagem na área da Educação, especificamente no que concerne a identificação do perfil de aprendizagem dos adolescentes. A utilização de escalas para identificação dos estilos de aprendizagem dos adolescentes validados e adaptados para a cultura brasileira é fundamental, pois levam em consideração as características e particularidades da nossa sociedade e do nosso processo educacional, além de contribuir com os avanços na produção de conhecimento no país. A escala de estilos da aprendizagem CHAEA Jr foi desenvolvida por Juan Francisco Sotillo Delgado em 2012, sendo utilizado para identificar os estilos de aprendizagem de adolescentes. O objetivo do presente estudo foi realizar a tradução, adaptação transcultural e validação para o idioma português (cultura brasileira) do instrumento. Trata-se de estudo metodológico de validação de instrumento. O processo de tradução e adaptação transcultural foi baseado nos protocolos propostos por Beaton et al. (2007), Reichenheim e Moraes (2007) e Coulthard (2013), compreendendo as etapas de tradução, elaboração da versão pré-final do instrumento, teste da versão pré-final, discussão sobre os resultados do pré-teste, testes psicométricos e submissão da documentação ao comité de desenvolvedores para aprovação do processo de adaptação. Participaram desse estudo 527 estudantes de idades entre 12 até 18 anos, de ambos os sexos, de instituições de ensino da rede pública e particular do Município de Jaraguá do Sul – SC. Após as análises realizadas optou-se por manter a estrutura original da escala de estilos de aprendizagem. A versão final do CHAEA Jr apresentou-se viável, válida e confiável, podendo ser utilizada no Brasil para identificação dos estilos de aprendizagem dos adolescentes no ambiente onde a prática de ensino acontece.

Leia a dissertação completa aqui


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
×
GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
×
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com