Dissertação: Modalidade de aprendizagem do professor de educação básica: educação especial numa perspectiva metacognitiva de formação continuada

Autora: Adriana Vargas

Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho

Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo a formação de docentes do ensino superior. Seu objetivo é apresentar reflexões propositivas para formação de docentes do ensino superior à luz de uma proposta de educação transformadora transdisciplinar considerando a autobiografia educativa e profissional da investigadora. Seus objetivos específicos: refletir sobre as possíveis raízes das situações que caracterizam o cenário contemporâneo e sua relação com o campo da educação; apresentar as principais teorias relacionadas à educação transformadora considerando o percurso autoformativo da investigadora; refletir sobre o papel do educador e das instituições de educação superior no contexto contemporâneo e os reflexos gerados para a formação de educadores nesse nível de ensino; e apresentar a autobiografia educativa e profissional da investigadora. Defende-se a tese de que a formação docente precisa estar alinhada às demandas da contemporaneidade, alicerçando-se nas dimensões epistemológicas, metodológicas e ontológicas numa perspectiva transformadora transdisciplinar. Os principais autores que apoiaram as reflexões teóricas neste estudo foram: Hathaway e Boff (2012), Mezirow (1997), O’Sullivan (2003 e 2004), Gunnlaugson (2007), Naranjo (2005), Bauman (2001), Russel (1992), Weil et al (2013), Scharmer (2010 e 2013), Moraes (2010, 2012 e 2015), Nicolescu (1999a e 1999b), Morin (2006 e 2007), D’Ambrósio (2010), entre outros. A abordagem metodológica utilizada foi a fenomenologia-hermenêutica proposta por Ricoeur (1987, 1989 e 1990). O sujeito de pesquisa se refere à pessoa da investigadora, no que tange à narrativa de sua trajetória educativa e profissional, que foi delineada por meio da abordagem “história de vida e formação” utilizando-se, dentro dessa, do método denominado (auto)biografia. Para auxiliar na descrição da autobiografia, foram utilizados os seguintes instrumentos: memorial formativo, curriculum vitae, materiais didáticos de formações cursadas (livros, apostilas, textos, esquemas e anotações de palestras/aulas/cursos), conteúdo dos certificados obtidos nas formações, fotos, mensagens eletrônicas, relatórios técnicos, artigos acadêmicos, livro e capítulo de livro de autoria ou coautoria da investigadora. A partir da concepção de educação defendida nesta pesquisa e da abordagem epistemológica e metodológica adotadas, consideram-se os seguintes temas requeridos à formação de docentes da educação superior: coerência pessoal, congruência metodológica, multidimensionalidade do ser, multidimensionalidade das relações, atenção ao desvelar do poder de dentro, aprendizagem significativa, perspectiva cosmológica integrada, inteligência coletiva, dinâmica de grupos, consciência dos quadros de referência, solidariedade e cultura cívica, espaços de aprendizagem, acesso à verdade, práticas plurais de base heterogênea, sabedoria e imaginação, atuação em times, mundo das juventudes, responsabilidade por sua autoformação e designer de ambientes de aprendizagem.

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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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