Autora: Mari Regina Anastacio
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo a formação de docentes do ensino superior. Seu objetivo é apresentar reflexões propositivas para formação de docentes do ensino superior à luz de uma proposta de educação transformadora transdisciplinar considerando a autobiografia educativa e profissional da investigadora. Seus objetivos específicos: refletir sobre as possíveis raízes das situações que caracterizam o cenário contemporâneo e sua relação com o campo da educação; apresentar as principais teorias relacionadas à educação transformadora considerando o percurso autoformativo da investigadora; refletir sobre o papel do educador e das instituições de educação superior no contexto contemporâneo e os reflexos gerados para a formação de educadores nesse nível de ensino; e apresentar a autobiografia educativa e profissional da investigadora. Defende-se a tese de que a formação docente precisa estar alinhada às demandas da contemporaneidade, alicerçando-se nas dimensões epistemológicas, metodológicas e ontológicas numa perspectiva transformadora transdisciplinar. Os principais autores que apoiaram as reflexões teóricas neste estudo foram: Hathaway e Boff (2012), Mezirow (1997), O’Sullivan (2003 e 2004), Gunnlaugson (2007), Naranjo (2005), Bauman (2001), Russel (1992), Weil et al (2013), Scharmer (2010 e 2013), Moraes (2010, 2012 e 2015), Nicolescu (1999a e 1999b), Morin (2006 e 2007), D’Ambrósio (2010), entre outros. A abordagem metodológica utilizada foi a fenomenologia-hermenêutica proposta por Ricoeur (1987, 1989 e 1990). O sujeito de pesquisa se refere à pessoa da investigadora, no que tange à narrativa de sua trajetória educativa e profissional, que foi delineada por meio da abordagem “história de vida e formação” utilizando-se, dentro dessa, do método denominado (auto)biografia. Para auxiliar na descrição da autobiografia, foram utilizados os seguintes instrumentos: memorial formativo, curriculum vitae, materiais didáticos de formações cursadas (livros, apostilas, textos, esquemas e anotações de palestras/aulas/cursos), conteúdo dos certificados obtidos nas formações, fotos, mensagens eletrônicas, relatórios técnicos, artigos acadêmicos, livro e capítulo de livro de autoria ou coautoria da investigadora. A partir da concepção de educação defendida nesta pesquisa e da abordagem epistemológica e metodológica adotadas, consideram-se os seguintes temas requeridos à formação de docentes da educação superior: coerência pessoal, congruência metodológica, multidimensionalidade do ser, multidimensionalidade das relações, atenção ao desvelar do poder de dentro, aprendizagem significativa, perspectiva cosmológica integrada, inteligência coletiva, dinâmica de grupos, consciência dos quadros de referência, solidariedade e cultura cívica, espaços de aprendizagem, acesso à verdade, práticas plurais de base heterogênea, sabedoria e imaginação, atuação em times, mundo das juventudes, responsabilidade por sua autoformação e designer de ambientes de aprendizagem.
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