Autoras: BELTRAMI, Kátia – PUCPR (k.beltrami@hotmail.com); PORTILHO, Evelise Maria Labatut – PUCPR (evelisep@onda.com.br)
Resumo:
Este artigo apresenta a pesquisa realizada com alunos e professoras da Educação Infantil
com o objetivo de conhecer os estilos que predominam na aprendizagem de ambos os
participantes. A teoria dos Estilos de Aprendizagem adotada (Honey e Mumford (1989);
Alonso (1994); Portilho (1993, 2009), indica quatro estilos: ativo, reflexivo, teórico e
pragmático. Dos setenta e seis alunos que participaram do estudo, vinte e sete alunos são da
escola particular e quarenta e nove, da escola pública, e cinco professoras. O Estilo de
Aprendizagem predominante tanto nas professoras como nos alunos foi o reflexivo.
Durante a vida acadêmica os alunos terão contato com distintos professores e,
conseqüentemente, com diferentes Estilos de Aprendizagem e também de Ensino. Acredita-
se que a identificação do estilo predominante de aprendizagem na Educação Infantil
permite ao aluno ampliar seu potencial, podendo assim obter aprendizagens mais
significativas e melhores resultados na vida escolar.
Para ler o artigo na íntegra clique no link abaixo:
O estilo de aprendizagem dos alunos e das professoras da Educação Infantil
Deixe um comentário