6º Encontro – 17.04

Tivemos a visita do Professor e Filósofo Kleber Candiotto. Venha conferir!

A seguir questões filosóficas que o autor aborda:

Pinker, cientista cognitivo, reflete a partir de três teses da modernidade:

  • Dècartes: cisão mente e corpo;
  • John Locke: tábula rasa – todo conhecimento está calcado na experiência;
  • Rousseau: Bom Selvagem – nascemos bons, a sociedade é que corrompe o homem.

Falácia naturalista – se algo é diferente do natural, não é bom.

Psicologia Evolucionista – tese elaborada pela filosofia da mente. Epistemologia das Ciências Cognitivas.

 Teoria do Computador – base da resolução do problema é o cálculo.

 Mente – função de uma parte do corpo (reducionista).

 Materialistas –  explicam a mente a partir do substrato material.

O pensamento pode ser entendido como um símbolo que contém informações. Nós pensamos a aprtir de símbolos. O nosso pensamento é passível de ser compreendido por meio da computação

A mente é o conjunto de regras que manipula informações e disso resulta o pensamento. A mente precisa recorrer a memória, que é inerte para esta teoria.

Teoria computacional da mente –  Procura entender a mente a partir das áreas computacionais (COMPTO).

Variáveis Significativas – Emoção e Cultura.

A década de 40 até 90 é a época da ciência do computador. A década de 70 é a época da biologia, a biologia evolucionista, que procurou entender o comportamento humano a partir da teoria reversa. A década de 90 é considerada a época da mente.

Entender a natureza humana é importante para minimizar as nossas atitudes errôneas.

A mente para Pinker é o resultado evolutivo da estruturação cerebral a partir da tentativa de resolver problemas. Os problemas foram ficando complexos e a mente tomou forma que é como ela é. A mente é centrada tão exclusivamente no problema da consciência. A consciência é muito irredutível na explicação fisicalista.

 Psicologia Evolucionista – une a teoria Computacional com o aspecto evolucionista. Pinker não quer cair no aspecto moral.

A mente é um sistema incorporado, situado, não está centrado apenas no cérebro, mas no corpo todo. E ainda, não dá para reduzir apenas no corpo, ela se estende além do corpo.

 Teoria da mente Incorporada – Varella e Maturana = a mente se organiza no corpo.

 Consciência – é o grande problema atual – elemento subjetivo.

 


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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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