O que acha de revisar o que aprendemos? Confira!
Capítulo 1 – Equipamento Padrão
Conceitos de mente – A mente como a espaçonave Apollo é projetada para resolver muitos problemas de engenharia, sendo, portanto, equipada com sistemas de alta tecnologia, cada qual arquitetado para superar seus respectivos obstáculos.. A mente também é vista para resolver problemas.
Consciência – capacidade de perceber que temos consciência de tudo. Na p. 32 a ideia fundamental – A mente é o que o cérebro faz; especificamente, o cérebro processa informações, e pensar é um tipo de computação. A mente é organizada em módulos ou órgãos mentais, cada qual com um design especializado que faz desse módulo um perito em uma área de interação com o mundo.
Muitas pessoas agem como se fossem robôs. Segundo o autor a mente é um sistema primorosamente organizado; realiza proezas notáveis que nenhum engenheiro é capaz de duplicar (p.33).
Na p. 34 ele conceitua mente como um conjunto de módulos, mas estes não são cubículos encapsulados ou fatias circunscritas da superfície do cérebro.
Também discutiu-se o amor como fundamento social. Linha de programas para explicar as emoções.
Cérebro – Questão física e a mente – faz o ser humano ser consciente.
Tomamos como exemplo inicial que o olhar acontece numa 1ª dimensão. “As evidências indicam que os seres humanos, em toda a parte do planeta, vêem os objetos e as pessoas, conversam e pensam a respeito deles do mesmo modo básico” (p. 45).
Processo do Conhecimento – A mente faz a leitura
Segundo Maturana a visão é até certo ponto fisiológica e depois ela aciona a mente, ou seja, temos o processo biológico e o mental. Todo ato de conhecer produz o mundo. Sugestão de Leitura: Experiência Cognitiva (MATURANA).
O mundo é tão complexo que não existe uma explicação simples, por isso temos que duvidar da dúvida. Nós vivemos o nosso campo visual. Cada um registra de uma maneira diferente, logo cada um aprende de uma maneira diferente.
Segundo POZO, a representação mental é o último passo para o conhecimento.
“A mente humana é um produto da evolução; portanto, nossos órgãos mentais ou estão presentes na mente dos macacos (e talvez
Na outros mamíferos e vertebrados” “Alguns autores sustentam que os humanos diferem pouquíssimo dos chimpanzés e que todo enfoque sobre talentos especificamente humanos é chauvinismo arrogante ou criacionismo” (p. 51).
Nas páginas 52 e 53 também temos a seguinte reflexão: “O comportamento em si não evolui, o que evolui é a mente”. Também ressalta o domínio do comportamento. O comportamento é a ação que eu exerço em contato com o meio. Do comportamento é que eu tiro informações do meio e relaciono com a cultura.
Levantou-se questões sobre a Teoria da Evolução: A evolução chegou até um ponto do cérebro – encontro de ideias – a partir do que o outro narra é possível duvidar.
Na cultura oriental a mente é o todo, refletir sobre algo que vai além do fisiológico.
- Sugestões de Leitura – O Universo Autoconsciente e Espiritualidade para Cegos.
- Filme – Caçador de Andróides.
Deixe um comentário