Quando nos propomos a trabalhar com professores e educadores, provocando-os a se conhecerem para poderem conhecer, deparamo-nos com o Ser. Nasce a pergunta: Que Ser é esse que emerge da metacognição?   read more →

Este texto é o resultado de uma pesquisa cujo propósito foi o estudo do processo de aprendizagem na universidade, destacando como temas norteadores os estilos de aprendizagem e a metacognição. Estes temas exigem uma tomada de consciência por parte do sujeito em sua maneira de ser ou funcionar enquanto aprendente. read more →

Acreditamos que para ser psicopedagogo, ou mais ainda, um ensinante que cumpre com a sua tarefa social de provocar aprendizagens, necessita reconhecer a trajetória de suas aprendizagens, identificar-se nesse reconhecimento e autorizar-se a efetivamente ensinar. read more →

O conhecimento responde a uma necessidade humana de situar-se diante do mundo, sendo, portanto, inerente a humanidade. O presente trabalho visa explicitar a importância da pesquisa escolar realizada de forma ética e sistemática, na busca de promover a construção significativa da aprendizagem, considerando que a mesma propõe atitude processual de investigação diante do desconhecido e.. read more →

O ensino organizado em ciclos pressupõe modificações no tempo/espaço escolar em função do processo de aprendizagem das crianças. Este trabalho apresenta os procedimentos utilizados pelos educadores em escolas organizadas em ciclos, com relação à integração tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano da sala de aula, a partir da pesquisa realizada em escolas com o ensino organizado.. read more →