Categoria: FILMES

  • Pêche Mon Petit Poney

    O filme é sobre a investigação do diretor a partir de seu pequeno pônei de plástico cor-de-rosa que ele ganhou quando fez seis anos.

  • Race to Nowhere

    Race to Nowhere: Um alerta sobre os impactos da pressão acadêmica na saúde mental dos estudantes.

  • Pelo Malo

    Em ‘Pelo Malo’, um garoto desafia estereótipos de gênero, explorando identidade e aceitação. Um olhar sensível e provocativo.

  • O Menino da Floresta

    Direção e Montagem: Jean-Christophe Dessaint. Roteiro: Amandine Taffin. Produção: William Picot. Direção de Fotografia: Patrice Suau. Música: Simon Leclerc. Com as vozes de: Jean Reno, Lorant Deutsch, Isabelle Carré e Claude Chabrol.

  • Bebês

  • Escola de Bambu

  • O fim do recreio

    Direção: Vinicius Mazzon e Nélio Spréa. Roteiro: Vinicius Mazzon e Nélio Spréa. Produção: Parabolé Educação e Cultura. Edição: Vinicius Mazzon e Gustavo Horn. Animação: Gustavo Horn. Direção de fotografia: Lucas Rachinski. Trilha Sonora original: Ale Age. Elenco: Felipe: Weslei Eduardo Alves de Lima; Cleber: Jackson. Thierry do Nascimento Neres; Pedro: Enzo Tommasi; Senador: Vinicius Mazzon;…

  • Mitã

    Direção, Roteiro e Montagem: Lia Mattos e Alexandre Basso. Produção: Espaço Imaginário. Fotografia: Alexandre Basso.

  • Sementes do Nosso Quintal

    Direção: Fernanda Heinz Figueiredo. Roteiro: Renata Meirelles e Fernanda Heinz Figueiredo. Produção: Fernanda Heinz Figueiredo e Zinga. Montagem: Tiago Marinho e André Saad Jafet. Direção de Fotografia : Rodrigo Menck. Música (gravada ao vivo na escola): Duo Bico de Pena, Tião Carvalho, Paulo Dias, Barbatuques, Caixeiras da Familia Menezes, Daniel Toledo, Dimas Fahl.

  • O Pequeno Fugitivo

    Produção: Morris Engel e Ray Ashley. Montagem: Ruth Orkin e Lester Troob. Fotografia: Morris Engel. Música: Eddy Manson. Elenco: Ruth Orkin e Lester Troob.

GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
×
GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
×
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com