Participantes

Coordenação

Evelise Maria Labatut Portilho

Coordenadora do Grupo

Pedagoga. Especialista em Educação Especial, Psicopedagogia e Grupos Operativos. Mestrado e Doutorado em Educação. Professora da PUCPR no Curso de Pedagogia e Mestrado em Educação. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia da PUCPR. Coordenadora da Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa. Conselheira Eleita da Associação Brasileira de Psicopedagogia (2008-2010).
Link CNPQ Perfil da Evelise Portilho no Linkedin

Participantes

Ana Claudia Blanchet

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bolsista Capes. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Evangélica do Paraná; especialização em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Doutor Leocádio José Correia. Atua como psicóloga e psicopedagoga, na área clínica, atendendo crianças, adolescentes e adultos, orientando escolas e professores, fornecendo supervisão profissional e realizando palestras sobre aprendizagem e comportamento. Tem experiência, também, na área de Educação, em ambiente organizacional atuando principalmente em Educação Corporativa, nos seguintes temas: aprendizagem, psicopedagogia, metacognição, educação emocional, desenvolvimento de pessoas, avaliação e formação de líderes.

Link CNPQ

 

Andressa Francine Paes Ribeiro

Atualmente é Prof.ª Mestre em Educação (PUCPR), desenvolvendo pesquisas na área de formação de professores. Participa do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente, orientado pela Professora Dr.ª Evelise Maria Labatut Portilho. Tem formação em psicopedagogia e experiência na área de Educação, com ênfase em séries iniciais, dificuldades de aprendizagem e avaliação diagnóstica com enfoque psicoeducacional. Atua em cursos de formação continuada e pós-graduação para professores; professora das disciplinas Didática, Metodologia de Ensino, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Metodologia da Língua Portuguesa, Literatura Infanto-juvenil e Produção Textual para o curso superior; professora da rede municipal de Colombo (PR), ministrando a disciplina de língua inglesa.

Link CNPQ

 

Arlete Zagonel Serafini

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(1972), especialização em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(1991), especialização em Clínica Psicopedagógica pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos de Curitiba(1992) e especialização em Teoria e Técnica de Grupo Operativo pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos de Curitiba(1995). Atualmente é Psicopedagoga da Síntese Centro de Estudos Aperf e Des da Aprend S C Ltda e Pedagoga da Prefeitura Municipal de Curitiba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Link CNPQ

 

Caroline Elizabel Blaszko

Pedagoga e Psicopedagoga. Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia, pela UTFPR. Doutoranda em Educação, na PUCPR. Docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação: Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) Apresento até o momento experiência profissional nas seguintes áreas: docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Especial, tutora da educação a distância, psicopedagoga na Educação Infantil, Anos Iniciais, Sala de Recursos Multifuncionais, docente colaboradora do Ensino Superior e lecionei em turmas de Pós -Graduação com módulos na área de Metodologia da Pesquisa e Desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Trabalho com Formação continuada de professores enfocando estudos relacionados a metodologias e práticas de ensino.

Link CNPQ

 

Daniela Gureski Rodrigues

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores e sustentáveis(UFPR, 2015) e Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). atuando principalmente nos seguintes temas: Complexidade, Educação Infantil, Educação Ambiental,Formação docente e Prática pedagógica.

Link CNPQ

 

Daniele Saheb

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Prática de Ensino – Mestrado Profissional – Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Educação, Meio Ambiente e Sociedade – Universidade Federal do Paraná. DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006) e MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui experiência em pesquisa, docência e gestão na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisas com ênfase em Educação Ambiental e Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental na Educação Infantil e Anos Iniciais do ensino Fundamental. Atuou durante 17 anos na Educação Básica como docente e gestora pedagógica.

Link CNPQ

 

Helton Roberto Leal

Cursando Mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017), possui especialização em FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TUTORES EM EAD (2015), GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2016), EDUCAÇÃO ESPECIAL(2009), e licenciatura plena graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Cruzeiro do Sul (2004). Atualmente é professor assistente da Faculdade Padre João Bagozzi e QPM – quadro próprio do magistério – Professor Pedagogo (2007) da Secretaria de Estado da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Profissionais da Educação.

Link CNPQ

 

Cláudia Sebastiana Rosa da Silva

Doutoranda do programa de Educação da PUCPR (2017-2020). Mestre em Educação pela PUC/PR. Especialista em Psicopedagogia – PUC/PR e especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais – IBPEX/PR. Pedagoga pela Associação Catarinense de Ensino. Professora da Educação Básica, Ensino Fundamental I. Tutora e professora do Ensino Superior, curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Internacional, UNINTER. Membro pesquisadora do Grupo Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro pesquisadora do Grupo Formação de professores e inovações metodológicas e tecnológicas no cotidiano escolar do Centro Universitário UNINTER.

Link CNPQ

 

Fernando Corrêa

Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) na linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores, Especialista em Psicopedagogia e em Metodologia do Ensino da Filosofia na Educação Básica, Licenciado em Filosofia pela Faculdade Bagozzi e em Pedagogia pelas Faculdades Opet. Atualmente atua como Coordenador Pedagógico no Curso de 2ª Graduação em Pedagogia, bem como, ministra aulas em disciplinas do Curso de Graduação de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Tecnologia Machado de Assis (FAMA) e no Curso de Pós-graduação da Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC- PR). Ministra palestras para pais e colabora na Capacitação Profissional de professores e profissionais da área da Educação pelo Centro de Atendimento Clínico e Institucional – SER INTEGRAL. É membro colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (NESEF) e do Grupo de Pesquisa: Aprendizagem e Ensino (GAE) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC-PR. Realiza atendimentos psicopedagógicos clínicos e institucionais e integra a Diretoria da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Sessão Paraná (Gestão: 2017/2019). Possui experiência em temas como: Conhecimento Científico e Conhecimento Escolar, Autonomia e Emancipação, Interação e Mediação do Conhecimento, Transdisciplinaridade, Pensamento Complexo, Indisciplina e Educação Single-sex (Educação Diferenciada).

Link CNPQ

 

Cristiane Gonçalves Ribas

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), especialização em Educação Especial pela UFPR, especialização em Cinesioterapia neuro sensório motora pela Puc-Pr, e mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Especialista no Conceito Bobath e em Estimulação Multisensorial Snoezelen.Atuou como coordenadora do Grupo de Estudos-GEA (Grupo de Estudos e Aprendizagem) na PUC/PR, cursando o Programa de Doutorado em Educação na PUC PR.Tem experiência na área de Fisioterapia , atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, equipe multidisciplinar, educação especial, inclusão, desenvolvimento motor, aprendizagem motora , paralisia cerebral e neurologia.

Link CNPQ

 

Giovana Cristiane Dorox

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2015) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Antonio Lacerda Braga(2011). Tem experiência na área de Educação.

Link CNPQ

 

 

Giovani de Paula Batista

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008); Especialista em Edução Física Escolar (PUCPR- 2009); Mestre em Educação (PUCPR- 2014). Doutorando do programa de Educação da PUCPR (2015-2018). Atualmente é do quadro próprio do magistério -QPM, Colégio Estadual Ambrósio Bini; Membro pesquisador do Grupo de Aprendizagem e Ensino (GAE) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Co-autor do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino, responsável pelo trabalho de evidências de validade do mesmo. Possui experiência com alunos do Ensino Fundamental, Médio e do Ensino Superior. Coordenador do grupo de estudos Teoria e Prática Pedagógica na Educação Física (PUC-PR).Tem dedicado suas pesquisas aos temas Aprendizagem, Estilos de Aprendizagem, Ensino e Estilos e Estratégias de Ensino.

Link CNPQ

 

Isabel Parolin

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977) e mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pisicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, escola, família, limites e psicopedagogia.

Link CNPQ

 

Juarez Francisco da Silva

A atuação profissional se fundamenta no exercício da prática clínica de psicoterapia interdisciplinar e multidisciplinar, consultoria em talentos humanos nas organizações. Possui graduação em psicologia, formação de psicólogo com ênfase em: psicologia organizacional, gestalterapia, psicologia corporal e educação ecológica. Especialista em Psicologia Analítica, em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Mestre em Teologia com o estudo em psicologia das religiões e os exercícios espirituais de Inácio de Loyola; e também mestrado interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento dissertando sobre A Epistemologia Transdisciplinar nos Pressupostos da Teoria da Complexidade e no Contexto das Organizações do Trabalho. Diretor Geral na empresa TOTEM Talentos, com atuação em consultorias, treinamentos e planejamento estratégico, e Professor de graduação e pós-graduação em psicologia e administração. Facilitador de grupos de estudo em Leitura de Sonhos, Tradições Antigas, Práticas corporais e respectivos processos terapêuticos.

Link CNPQ

 

Lara Giovanna Branco

Graduanda em Letras Português – Inglês na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, bolsista PIBIC CNPq na pesquisa de Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada.

Link CNPQ

 

Larissa Gonzaga de Oliveira

Formada em nível médio de formação docente pelo Instituto de Educação do Paraná (2015), atualmente cursa Letras Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bolsista PIBIC Fundação Araucária na pesquisa de Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada.

Link CNPQ

 

Luana de Paula Ivnuk

Está no Ensino Médio e participa do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada da PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem

Link CNPQ

 

Laura Monte Serrat Barbosa

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1993). Tem formação em Psicopedagogia (1993) e Teoria e Técnica de Grupos Operativos (1994) pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos de Curitiba. Atualmente, é professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da Faculdades Integrado de Campo Mourão e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde. É sócia da Síntese – Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Desenvolvimento da Aprendizagem. É associada titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia, é conselheira da ABPp Seção Paraná Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de aprender, atuação psicopedagógica, dificuldade de aprendizagem, avaliação psicopedagógica institucional, instituição escolar, inclusão, relação professor/aluno, operatividade na aprendizagem, desenvolvimento simbólico no processo de aprender, grupos de aprendizagem. É autora de livros e artigos na área de Psicopedagogia e Educação.

Link CNPQ

 

Marta Debortoli Moscheto

Link CNPQ

 

Rebeca Wrzesinski

Faz graduação em Pedagogia e participa do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada da PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Link CNPQ

 

 

Silvia Martinez

Link CNPQ

 

 

Simone Carlberg

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1983). Com formação em Psicopedagogia (CEP Curitiba) e Teoria e Técnica de Grupo Operativo (CEP Curitiba). Docente em cursos de especialização em Psicopedagogia; Professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná para ministrar disciplinas no Curso de Especialização em Psicopedagogia e Modalidades de Intervenção. Integrante da equipe do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Desenvolvimento da Aprendizagem – Síntese – onde desenvolve atendimento psicopedagógico no âmbito clínico individual e/ou grupal. Integrante de grupo de pesquisa. Professora do curso de aperfeiçoamento em Teoria e Técnica de Grupo Operativo. Coordena grupos de aprendizagem.

Link CNPQ

 

 

Sonia Maria Gomes de Sá Küster

possui graduação em Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981). Atualmente é Psicopedagoga Clinica e Institucional na Clinica Ellos – Saúde & Educação, Mestre em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Profª convidada de cursos de pós-graduação de Psicopedagogia, de Modalidades de Intervenção no Processo de Aprendizagem e de Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, recursos de intervenção psicopedagógica, formação docente, psicopedagogia clínica, caixa de areia e miniaturas. Integrante do grupo de pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente, 2005-2009 e do grupo Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, 2009-atual, da Linha de Pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, da PUCPR.

Link CNPQ