Autora: Mônica Cristiane David
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Resumo : É na Educação Infantil que a criança aprende a conviver em grupo, a dividir objetos e a fazer parte de uma instituição educativa que lhe possibilita a compreensão e a elaboração de regras. Para que a professora de Educação Infantil possa trabalhar voltada à aprendizagem das crianças, é necessário que tome consciência de como aprende, para assim intervir no processo de aprendizagem. Esta dissertação apresenta como objetivo a identificação dos Estilos de Aprendizagem de um grupo de 104 crianças, de três a cinco anos de idade, e 32 docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na cidade de Curitiba/PR. Os autores cognitivistas que basearam este estudo são especialmente Claxton (2005), Pozo (2002), o grupo de pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos, sob a coordenação de John D. Bransford, Ann L. Brown e Rodney R. Cocking (2007) e Perraudeau (2009). A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, com foco no estudo de caso. Para o levantamento de dados, utilizaram-se o Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (CHAEA), o Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem e a entrevista semiestruturada com as professoras/ educadoras. Os Estilos de Aprendizagem estão pautados nos estudos de Kolb (1984), Alonso, Gallego & Honey (1995) e Portilho (2003; 2009). A pesquisa revelou que o Estilo de Aprendizagem predominante nas crianças desse Centro de Educação Infantil é o ativo e o das professoras/educadoras é o reflexivo. Embora as professoras/educadoras e as crianças apresentem mais características desses estilos nas suas aprendizagens, elas não deixam de utilizar outros estilos de aprendizagem em suas diferentes tarefas. Compreender a Teoria dos Estilos de Aprendizagem, no contexto educacional, permite às professoras/educadoras identificar características predominantes em si mesmas e em seus alunos, para realizar atividades que contemplem os vários estilos de aprendizagem, contribuindo de maneira significativa no processo de aprender de todas as crianças.
Para ler a dissertação na integra, clique no link abaixo:
Dissertação: Estilos de aprendizagem da professora e crianças de educação infantil
Deixe um comentário