Dissertação: A questão do gênero e a formação da professora da educação infantil.

Autora:  Hilda Maria Zanetti Heller de Mattos

Orientador: Ricardo Tescarolo

Resumo : A presente dissertação é o relato da pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, parte de uma pesquisa maior, realizada pelo GAE- Grupo de Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa num CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil localizado na cidade de Curitiba no Estado do Paraná (Brasil). O foco central desse trabalho fez-se sobre as perspectivas dos estudos da infância e da história da formação de professores no segmento da Educação Infantil em nosso país, sobretudo nas questões relativas ao gênero. A Educação Infantil é o nível de ensino correspondente à primeira etapa da educação básica, refere-se ao atendimento em creches e escolas de crianças da faixa etária de zero a seis anos. Essa educação formal e institucionalizada a que nos referimos, tem respaldo legal no Brasil desde 1996, pela LDB/9.349/96- Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O referencial teórico desse trabalho está embasado em Ariès (1981), Rousseau (2004), Costa (1989), Oliveira (2002), Kramer (1999), entre outros. A fundamentação teórica sobre a categoria gênero está respaldada na construção desse conceito desde a Ilustração com Rousseau, Wollstonecraft na Europa e Nísia Floresta no Brasil, passando pelos três momentos importantes do feminismo, pelo pensamento de Beauvoir até que se constituísse atualmente, nas teses de Scott, Butler e Louro como uma questão para além do feminismo. Para esse estudo, contou-se com a colaboração de vinte e cinco professoras da Educação Infantil. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a observação de um encontro chamado de “reflexivo” porque levantou hipóteses para a pesquisa futura do qual foi feito o relato analisando-se a temática a dinâmica dos sujeitos envolvidos sobre a história de sua própria formação e as influências recebidas para a escolha da profissão, de uma entrevista semi- estruturada que permitiu identificar como se constitui o processo de feminização na formação das profissionais que atuam no magistério da Educação Infantil, apurar o perfil dos sujeitos, bem como, identificar o que entendem sobre gênero. A aplicação dos instrumentos com 25 professoras revelou que ainda existem poucos estudos sobre essa temática, que as próprias professoras acreditam que cabe à mulher a educação das crianças, que a docência na educação infantil não é uma atividade masculina e que a discussão de gênero não fez parte de sua formação.

Para ler a dissertação na integra, clique no link abaixo:

DISSERTAÇÃO: A QUESTÃO DO GÊNERO E A FORMAÇÃO DA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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