As principais discussões giraram em torno das seguintes ideias:

  • O enriquecimento do cérebro vem de amplas definições do enriquecimento e da inteligência que incluem fatores cognitivos, emocionais, físicos e até mesmo sociais.
  • As habilidades dependem muito do contexto, não que os aprendizes não possuem alguma capacidade cognitiva geral.
  • Os processos cognitivos são ensinados: memorizar, raciocinar, ter atenção etc. Temos a possibilidade de desenvolver tudo que quisermos.
  • Somos um conjunto de inteligências. A que for mais estimulada é a que mais se desenvolve e por isso, a revelamos em nossa maneira de agir e de ser.
  • Mas o que é inteligência? Segundo alguns autores:
       A inteligência é o saber ou a competência de desenvolver um produto ou usar uma habilidade de maneira que estes sejam reconhecidos como válidos pela cultura em que se vive. Ou seja, a inteligência é algo que se usa, é um processo que se revela em diferentemente em diferentes ;culturas. (Howard Gardner)

      A teoria do fator G, define a inteligência como a capacidade profunda de compreender o meio em que se vive – entender as situações, fazer com que as coisas tenham sentido ou descobrir o que fazer. (Charles Spearman)

      Por meio da teoria padrão do QI, testes foram desenvolvidos para medir a probabilidade das crianças de obter êxito na escola. Tais testes pedem que os indivíduos demonstrem informações específicas previamente aprendidas e que apliquem a aprendizagem de regras, princípios ou conhecimento prévios a um problema inédito. (Alfred Binet)

   De acordo com a teoria das inteligências múltiplas, inteligência é a competência de resolver problemas ou de usar uma ideia, um produto ou uma habilidade de modo que estes sejam validados por uma ou mais culturas.  (Gardner)

   A teoria do modelo triárquico da inteligência propõe três aspectos fundamentais da inteligência: analítico, criativo e prático. Essa teoria inclui o equilíbrio entre lógica, criatividade e aplicações ao mundo real. (Robert Stenberg)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *