Autoras:  

Evelise Maria Labatut Portilho – professora doutora PUCPR, coordenadora da pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, Curitiba, Paraná, Brasil, evelisep@onda.com.br.

Liliamar Hoça – professora mestre das Faculdades OPET, pedagoga da Prefeitura Municipal de Curitiba. Curitiba, Paraná, Brasil, liliamarh@brturbo.com.br.

Resumo
O ensino organizado em ciclos pressupõe modificações no tempo/espaço escolar em função do processo de aprendizagem das crianças. Este trabalho apresenta os procedimentos utilizados pelos educadores em escolas organizadas em ciclos, com relação à integração tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano da sala de aula, a partir da pesquisa realizada em escolas com o ensino organizado em ciclos. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se realizaram entrevistas com onze profissionais, sendo quatro pedagogas e sete professoras da 1ª etapa do Ciclo I, de duas escolas públicas da cidade de Curitiba. Foi possível observar que os procedimentos utilizados pelos educadores, tanto em sala de aula como fora dela, são atividades pontuais e partem das dificuldades em relação ao processo de  aprendizagem dos alunos que as professoras observam. As colocações realizadas pelas profissionais e a literatura
consultada demonstram que as discussões sobre a concepção de ciclo e a questão do tempo/espaço escolar como período de formação e a aprendizagem necessitam ser retomadas para que se alcance o objetivo da formação integral dos alunos.

Palavras-chave: tempo; espaço; aprendizagem; ensino em ciclos.

Abstract
Cycle-organized teaching requires changings in school time/space regarding children´s learning process. This work presents procedures that have been used by teachers at schools that have adopted the cicle-organized teaching, related to time/space integration and learning at day by day classroom contexts, from a research accomplished at cicle-organized teaching schools. It´s a qualitative approached research in which eleven professionals were interviewed, four pedagogues and seven school teachers of Cicle I first stage of two public schools in the city of Curitiba. It was possíble to observe that the procedures utilized by teachers, in class or out of classroom context, are punctual activities and derive from difficulties presented by students that are observed by teachers. Statments made by professionals and literature overviewed demonstrate that discussions about the concept of cicles e the question about school time/space as a period of education and learning need to be rescued in order to achieve the purpose of an integral education.

Key-words: time; space; learning, teaching in cicles.

Para ler o artigo completo acesse o link abaixo:

Artigo: Integração dos elementos tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano da sala de aula.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *