Dissertação de Carla Cristina Tosatto, com a orientação da profª. Drª Evelise Portilho,  tem como título A INFÂNCIA SOB O OLHAR DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CRUZANDO OLHARES, SABERES E PRÁTICAS tem como objetivo conhecer os significados que as professoras de uma escola de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Curitiba atribuem àcriança e à infância, e analisar a relação desses significados com a prática pedagógica desenvolvida na escola, para, com isso, poder refletir acerca do lugar que a criançaocupa nesse contexto. Utilizando os pressupostos da pesquisa qualitativa e tecendo alianças cognitivas e reflexivas com a sociologia, a história, a psicologia e a pedagogia da infância, diálogos com diferentes autores se fizeram presentes, entre eles: Sarmento (1997, 2001, 2004, 2005, 2007, 2008, 2011), Qvortrup (2010, 2011),KuhlmannJr.(2010), Vigotski (1994, 2009, 2010), Cerisara (1997, 2001), Rocha(2000) e Kramer (2010, 2011). Como instrumentos foram utilizados:  entrevista semiestruturada com as professoras, a observação do ambiente educativo, o protocolo de observação de sala de aula, a ficha auxiliar para a observação da sala de aula, dois encontros reflexivos com as professoras e o registro fotográfico. Os dados e suas análises foram organizados em unidades de significação, que se referem às imagens predominantes de criança e infância das professoras.

Palavras-chave:  Concepções de infância e criança. Educação Infantil. Prática pedagógica. Aprendizagem.
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