Autora: Claudia Sebastiana Rosa da Silva
Orientadora:Profª. Drª Evelise Maria Labatut Portilho

Resumo : Esta dissertação teve como objetivo interpretar as estratégias de ensino utilizadas pelos professores no âmbito da cultura escolar de uma escola estadual de ensino fundamental II. A pesquisa apresentou abordagem metodológica qualitativa e enfoque fenomenológico hermenêutico. Os sujeitos foram dez professores do Ensino Fundamental II e a gestão educacional de uma instituição da rede pública estadual de Colombo/PR. Os professores participaram de um programa de formação continuada desenvolvido pela pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada. Os principais autores que subsidiaram a pesquisa foram Laraia (2007), Geertz (1978) Viñao Frago (1995, 2001), Pérez Gomes (2001), Moraes (2004), Anastasiou (2004), Roldão (2009), Vasconcellos (2000, 2003, 2009) Pozo (2002, 2004), Vigotski (1989, 1998), Portilho (2003, 2011), Nóvoa (1995, 1998, 2009), Tardif (2002, 2008, 2011) e Marcelo Garcia (1989, 1998, 2009). Os instrumentos de pesquisa utilizados foram o memorial descritivo do professor, as postagens das estratégias de ensino no Blog www.metacognicao.com.br, as entrevistas semiestruturadas, o projeto político pedagógico da instituição e as observações das aulas. Os dados foram agrupados e organizados em categorias de análise: finalidades da escola, estrutura organizacional, currículo, tempo escolar, formação docente, relação professor e aluno e estratégias de ensino. Os resultados indicaram que as mudanças na cultura escolar desta instituição ocorrem lentamente, falta organização e espaço para a formação continuada, há pouco compartilhamento dos saberes docentes, falta planejamento envolvendo estratégias de ensino que visem a aprendizagem do aluno, assim como foi observado o distanciamento entre a verbalização e a prática pedagógica e o estado de provisoriedade que a cultura escolar apresenta. A pesquisa ressaltou a importância da formação continuada docente para realizar de forma crítica e reflexiva o planejamento de estratégias de ensino que potencializem aprendizagens significativas nos discentes e os ajudem a se adaptarem às diversas configurações sociais, culturais e educacionais que se processam neste novo contexto histórico.

Para ler a dissertação completa, clique AQUI.

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