Autora: Denise de Fátima de Araújo

Resumo:

A temática desta pesquisa enfoca a metacognição na formação continuada que
permite a reflexão docente sobre a própria prática pedagógica. O objetivo da
pesquisa foi identificar as contribuições da metacognição na formação continuada de
professores, para que o docente se perceba como pesquisador de sua prática, rumo
à potencialização de sua aprendizagem e ensino. Para fundamentar este estudo
diferentes autores se fizeram presentes, entre eles: Behrens (2008), Brown (1984),
Flavell (1979), Marcelo García (1999), Maturana e Varela (1997, 2011), Mayor et al.
(1995), Moraes (2004), Morin (1996, 1997, 2001, 2004), Nóvoa (2009), Portilho
(2003, 2011), Tescarolo (2005). A pesquisa foi realizada com abordagem
metodológica qualitativa e enfoque fenomenológico hermenêutico, em que procurou
descrever e interpretar as diversas linguagens dos sujeitos pesquisados rumo a
possíveis mudanças em suas práticas.

Para ler a dissertação na íntegra Clique aqui.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *