Giovani de Paula Batista é autor da dissertação Levantamento das evidências de validade de um instrumento pedagógico.
Resumo: Em virtude do escasso número de instrumentos pedagógicos voltados a formação do professor, esta dissertação se propôs a levantar evidências de validade do Questionário Portilho/Banas de Estilo de Ensino, elaborado pelo Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A fundamentação teórica está baseada em autores como Ausubel (1980); Pozo (1998, 2002, 2005); Claxton (2005); Portilho (2009, 2011); Camacho, Valbuena e Martinez (2012); Geijo (2007); Uribe (2010); Callejas e Corredor (2002); Pasquali (2010), (1997); Anastasi; Urbina (2000) e Guimarães (2003). A metodologia é do tipo exploratório correlacional. O contexto da pesquisa abrangeu 159 instituições da rede pública e particular do Município de Curitiba e dos municípios que fazem parte da região metropolitana norte, perfazendo um total de 1000 professores participantes de diferentes níveis de ensino. Após a aplicação do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino, a próxima etapa realizada foi a Análise Fatorial Exploratória, que indicou uma estrutura de quatro fatores aos quais se agruparam 56 itens com carga fatorial superior a 0,30. O trabalho de correlação oportunizou identificar o quanto os quatro fatores estabelecem relação entre si. A comparação entre as médias obtidas nos Estilos de Ensino Dinâmico, Analítico, Sistemático e Prático em relação às variáveis Gênero, Estilo Considerado, Rede de Ensino e Idade dos participantes, oportunizou a identificação de evidências de validade do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino. Concomitantemente, a ANOVA apontou o nível de significância entre as variáveis anteriormente descritas e os quatro Estilos de Ensino. Por fim, a Análise de Tukey possibilitou identificar o intervalo de confiança entre as variáveis e os quatro estilos de ensino. Os resultados das análises indicaram a necessidade de reelaboração e de construção de novos itens nas subescalas dos Estilos de Ensino Sistemático e Prático.
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