Dissertação: Estilos de ensino do professor : construção de um instrumento pedagógico

Autora: Julia Cristina Bazani Banas.

Resumo:  O grupo de pesquisa no qual esta dissertação está inserida trabalha com a formação continuada de professores, objetivando a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas. Para tanto, instrumentos de pesquisa voltados à tomada de consciência e a autorregulação do trabalho docente são fundamentais para o exercício da reflexão. Na ausência de material suficiente para esse fim, este estudo se propõe a apresentar as etapas de construção de um instrumento pedagógico sobre Estilos de Ensino do Professor. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizados os seguintes autores: Anastasiou (2004); Ausubel (1968); Behrens (1996, 2001, 2008, 2010); Both (2008); Claxton (2005); Corrêa (2013), Costa (2012); Cunha (1996); Depresbiteris (2009); Durão (2011); Freire (1996); Geijo (2007); Haidt (1994); Hengemühle (2008); Libâneo (1986, 1994); Mizukami (1986); Moraes (2009); Moraes e Navas (2010); Nóvoa (1992); Morin (2000); Moretto (2007); Nunes e Silveira (2009); Pascoali (2010); Piaget (1991); Portilho (2003, 2011); Pozo (2002); Saviani (2010); Tescarolo (2004); Triviños (2010). A metodologia da pesquisa está embasada nos pressupostos da fenomenologia-hermenêutica. O contexto da pesquisa abrangeu 33 instituições escolares das redes pública e particular do Ensino Fundamental do município de Curitiba/Paraná. O processo de construção do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino aconteceu em três etapas: a primeira foi composta da elaboração, coleta e análise de dados do questionário sobre procedimentos didáticos, entregues a 263 professores; a segunda fase abarcou a elaboração do instrumento piloto, a avaliação dos juízes e a análise semântica, de que 52 professores e 3 juízes especialistas em construção de instrumentos participaram; e o terceiro momento contemplou a formulação final do instrumento. O questionário proposto não tem caráter avaliativo, e sim pressupõe uma oportunidade em que o professor pode parar e refletir sobre sua prática docente, na busca da ressignificação da sala de aula.

Para ler a dissertação na integra, clique no link abaixo:

Estilos de ensino do professor : construção de um instrumento pedagógico

 

 

 

 

 


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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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