Autora: Julia Cristina Bazani Banas.

Resumo:  O grupo de pesquisa no qual esta dissertação está inserida trabalha com a formação continuada de professores, objetivando a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas. Para tanto, instrumentos de pesquisa voltados à tomada de consciência e a autorregulação do trabalho docente são fundamentais para o exercício da reflexão. Na ausência de material suficiente para esse fim, este estudo se propõe a apresentar as etapas de construção de um instrumento pedagógico sobre Estilos de Ensino do Professor. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizados os seguintes autores: Anastasiou (2004); Ausubel (1968); Behrens (1996, 2001, 2008, 2010); Both (2008); Claxton (2005); Corrêa (2013), Costa (2012); Cunha (1996); Depresbiteris (2009); Durão (2011); Freire (1996); Geijo (2007); Haidt (1994); Hengemühle (2008); Libâneo (1986, 1994); Mizukami (1986); Moraes (2009); Moraes e Navas (2010); Nóvoa (1992); Morin (2000); Moretto (2007); Nunes e Silveira (2009); Pascoali (2010); Piaget (1991); Portilho (2003, 2011); Pozo (2002); Saviani (2010); Tescarolo (2004); Triviños (2010). A metodologia da pesquisa está embasada nos pressupostos da fenomenologia-hermenêutica. O contexto da pesquisa abrangeu 33 instituições escolares das redes pública e particular do Ensino Fundamental do município de Curitiba/Paraná. O processo de construção do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino aconteceu em três etapas: a primeira foi composta da elaboração, coleta e análise de dados do questionário sobre procedimentos didáticos, entregues a 263 professores; a segunda fase abarcou a elaboração do instrumento piloto, a avaliação dos juízes e a análise semântica, de que 52 professores e 3 juízes especialistas em construção de instrumentos participaram; e o terceiro momento contemplou a formulação final do instrumento. O questionário proposto não tem caráter avaliativo, e sim pressupõe uma oportunidade em que o professor pode parar e refletir sobre sua prática docente, na busca da ressignificação da sala de aula.

Para ler a dissertação na integra, clique no link abaixo:

Estilos de ensino do professor : construção de um instrumento pedagógico

 

 

 

 

 

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